quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Uruaçu – Moradia se tornou um dos motes centrais da campanha eleitoral

Foi imaginado que número acentuado de segmentos se tornaria mote do pleito eleitoral 2016 de Uruaçu. No entanto, as principais áreas debatidas são saúde e moradia – Fotos: Márcia Cristina

Netinho propôs espécie de  bolsa prestação habitacional. Quantas? Quatrocentas e quarenta e seis

Solange Bertulino: mil lotes de graça e busca de recursos para construir igual número de casas

Valmir Pedro: construção de duzentas casas todo ano

Machadinho (esq.), ladeado pelo vereadoriável Professor Tom (PRTB): o JC não teve acesso ao seu plano de governo, que tem uma parte dedicada para com a moradia popular 

Quando muitos pensaram que bom número de segmentos se tornaria mote da campanha eleitoral uruaçuense 2016, eis que a saúde – em iniciativa tradicional –, permanece reinando, vindo em segundo lugar o setor da moradia.
Existe, em média, um déficit de 3 mil moradias dentro de Uruaçu. O sonho da casa própria é assunto discutido sempre no seio de cada família.

Saúde pública
Em linhas gerais, quando o tema é saúde pública o que se vê? Existem amplos propósitos dos quatro disputantes quanto à conclusão da obra do Hospital Regional de Uruaçu; ao fato de que nas unidades de saúde e nos Postos de Saúde não faltarão médicos; que na Farmácia Básica não deixará de ter medicamentos; que convênios com a iniciativa privada serão pagos com pontualidade; que haverá luta maior pela implantação de um curso de Medicina na Terra de Coronel Gaspar; daí por diante.
Como se sabe, na história da humanidade o fator ter saúde, estar com a saúde boa é pioneiro, afinal ninguém consegue trilhar normalmente a vida com saúde debilitada. Justamente por isso que a particularidade ganha holofotes maiores.

Habitação
Netinho (PTB) informa que, se eleito, firmará convênio com as quatrocentas e quarenta e seis famílias contempladas com casas nos Residenciais Jorgina dos Santos Rodrigues, Marisa dos Santos Pereira Araújo e Dom José Silva Chaves, entregues oficialmente em 1º de julho de 2016. Dias atrás o candidato registrou o compromisso em um dos três cartórios da cidade, deixando claro: nenhuma das quase quinhentas famílias pagaria prestação das casas.
Solange Bertulino (PMDB) externa que, se reeleita for, viabilizará mil lotes de graça para famílias carentes, através de registro dos imóveis no nome de matriarcas ou, mulheres sem filhos, com aliados dela buscando recursos junto ao governo federal para construção dos lares. O presidente Michel Temer é do mesmo partido da prefeita.
Valmir Pedro (PSDB) tornou público que, se eleito, construirá oitocentas casas, duzentas por ano, em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação. No programa eleitoral, ele comunica que dialogou sobre tal projeto com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e, com Luis Stival, preside da Agehab e, ambos teriam dito sim para a ideia.
O Jornal Cidade não tem conhecimento do que trata o plano de governo do prefeitável Machadinho (DEM) sobre moradia popular e (envolvendo candidaturas), nem procura em redes sociais ou na internet convencional, ainda mais que a assessoria – de todo competidor –, devia naturalmente encaminhar exemplares eletrônicos e impressos logo que ficasse pronto.
Mas de atenção há anos para com a classe de baixo poder aquisitivo, a tendência é que Machadinho e equipe tenham se voltado para o setor, igualmente os três adversários.
Cada plano de governo ajuda informar, esclarecer, fomentar debates públicos (pena que nem todos os debates são saudáveis, pois tem correligionário que parte para baixarias; em recente campanha uruaçuense, dois personagens locais conhecidos brigaram de fato, rolando por duas calçadas do Centro). Motivo: conteúdos de planos de governo.
E, infelizmente eles ficam prontos tarde demais, além do fato de pouquíssima parcela da população ter acesso aos planos.

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: