segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Goiânia – Raquel Campos lança livro nesta quinta 22, às 19h


[Clique na imagem para ampliar]


Pela editora Argos (Chapecó-SC), Raquel Campos vai lançar o livro Entre ilustres e anônimos: a concepção de história em Machado de Assis, dia 22 de setembro (quinta-feira), 19h, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (UFG) (ADUFG), situada na 9ª Avenida, 193, setor Leste Vila Nova, em Goiânia (entrada pela rua 229).
Abaixo, um pouquinho da obra da autora, que é doutora em História e professora da UFG, em dados transcritos (sem adaptações) da editora:
Entre ilustres e anônimos: a concepção de história em Machado de Assis traz uma questão bastante original, ao subverter o modo como tradicionalmente Clio vem sendo estudada quando se trata do Bruxo do Cosme Velho. Afinal, analisar uma concepção de história é normalmente uma tarefa a que se dedicam ensaístas quando estudam a obra de historiadores. Mas aqui não se trata de Heródoto ou de Políbio, de Ranke ou de Varnhagen. Neste livro, a figura central é nosso maior escritor, e se trata de compreender sua visão sobre a história, entendida enquanto saber. Nesse intuito, a autora conduz o leitor ao incontornável ensaio machadiano sobre o instinto de nacionalidade e às deliciosas crônicas da série A Semana. Isto após uma primeira e obrigatória escala pelos historiadores do século XIX, às voltas com as tentativas para pensar e escrever a história no Brasil, e não sem passar pelos debates que atravessam a fortuna crítica machadiana. Desse percurso, ela faz emergir uma figura igualmente inesperada: não um novo Machado de Assis, e sim um escritor herético (http://www.isthmus.com.br/argos/linguistica,-letras-e-artes/letras,-linguistica-e-literatura/entre-ilustres-e-anonimos-a-concepcao-de-historia-em-machado-de-assis/1-45600/centro_detalhes.aspx).

(Jota Marcelo – Blog. Com fonte citada)

Nenhum comentário: