quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Faeg reúne com investidores do governo australiano em Goiânia

Em busca de parcerias, comitiva de estrangeiros conhece a agropecuária de Goiás – Fotos: Larissa Melo/Faeg

Chris Cobb, apresentou potencialidades econômicas australianas

Com o objetivo de promover a integração e fortalecer as parcerias com o mercado externo, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) recebeu dia 6 de dezembro, uma comitiva do governo australiano, com o intuito de apresentar o plano de desenvolvimento da agropecuária de Goiás e conhecer as potencialidades do país. Estiveram presentes os representantes do cônsul geral da Austrália no Brasil, Greg Wallis, o gerente de Desenvolvimento de Negócios, Fábio Naves e o gerente de Desenvolvimento de Negócios do consulado australiano, Chris Cobb. A reunião foi presidida pelo vice-presidente eleito da Faeg, Eduardo Veras, e pelo gerente de Assuntos Técnicos e Econômicos da Federação, Edson Novaes. Na ocasião, eles explanaram a situação econômica da agropecuária, expondo dados sobre as principais culturas, exportações e importações de Goiás. Demais assessores técnicos da Faeg também participaram do encontro. 
Durante a reunião, Novaes abordou o grande potencial hídrico do estado - que hoje concentra-se em cerca de 2,6 mil pivôs de área irrigada em mais de 240 mil hectares. Ele destacou também as principais feiras de agropecuária em Goiás, como a Tecnoleite, realizada no município de Morrinhos, localizado ao Sul do estado, a Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, no Sudoeste e a Expopec, em Porangatu, no Norte. Dados sobre a pecuária de corte em Goiás, que concentra hoje em torno de 22 milhões de cabeça de gado, também foram apresentados. Segundo Novaes, o setor agrícola tem potencial para aumentar sua produção de forma sustentável, incorporando áreas de pastagens degradadas.

Infraestrutura em Goiás
Sobre o potencial econômico do estado e a infraestrutura local, foram elucidadas informações sobre as Ferrovias Norte-Sul, Leste-Oeste, destacando a facilidade de logística existente em Goiás. De acordo com o gerente da Faeg, a infraestrutura de armazenagem e de irrigação, bem como a inovação na produção agropecuária, tem sido evidenciada e evoluído muito no estado.
Outro ponto abordado foi a assistência técnica para o pequeno e grande produtor, por meio do Programa Goiás Mais Leite, da Faeg e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), que já atendeu mais de mil produtores. O seguro rural, com a perspectiva de uma nova política para o Brasil e parcerias com grandes entidades como Agência Goiana de Defesa Agrícola (Agrodefesa) foram consideradas por ele, em prol do setor. Demais informações sobre o setor também foram abordadas.

Economia australiana
Após uma breve análise sobre o setor agropecuário em Goiás, a Faeg se colocou à disposição para conhecer as potencialidades econômicas australianas, apresentadas por Chris Cobb. Segundo ele, o país concentra uma grande capacidade de desenvolvimento, sobretudo no agronegócio. “Temos um perfil de exportação em torno de 70 a 80% de nossa produção, concentrado numa população de 24 milhões de habitantes. Nossa economia é de livre comércio, temos terras relativamente baratas, quando comparadas com outros locais, temos tecnologia, nossa produção é de altíssima qualidade”, sinalizou Cobb. 
“Temos grande oportunidade para o mundo tropical. Boa tecnologia em semente, genética, gerenciamento de água. Temos bastante oportunidades”, frisou Chris. A reunião foi importante para estabelecer parcerias e, sobretudo para futuros investimentos. Como principal interesse, o gerente de desenvolvimento da Austrália ressaltou o grande interesse da Austrália, que é promover o intercâmbio bilateral e comercial com Goiás, sobretudo como parceira em pesquisas envolvendo o setor. 

(Informações: Comunicação Faeg – Juliana Barros)

Nenhum comentário: