sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Musical 'Sabiás do Sertão,’ espetáculo sobre a música caipira, abre o ‘TeNpo 2016’

Musical Sabiás do Sertão, espetáculo sobre a música caipira, abre o TeNpo 2016  Foto: Déborah Gouthier

A noite de 8 de dezembro vai celebrar a abertura oficial do TeNpo, Mostra de Teatro Nacional de Porangatu, sediado pela cidade do Norte goiano. Para marcar o início dessa 15ª edição do evento, o grupo paulista Cia. Cênica traz para Goiás o espetáculo Sabiás do Sertão – Teatro musical brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança, que conta a história de Cascatinha e Inhana, um dos maiores expoentes da música caipira.
O grupo teatral foi formado no interior de São Paulo, assim como a dupla sertaneja – conhecida como a primeira formada por marido e mulher. Cascatinha e Inhana (ou Francisco dos Santos e Ana Eufrosina da Silva) se consagraram ainda na década de 1950, cantando canções inesquecíveis da nossa música de raiz, como ÍndiaMeu Primeiro Amor e Colcha de Retalhos. É esse universo de amor, parceria, cultura popular e arte que a companhia ambulante de teatro traz ao espetáculo, resgatando a trajetória do circo e do rádio, além do repertório sertanejo, das guaranias, toadas e outras canções, imortalizadas por estes verdadeiros sabiás do nosso sertão.
Com direção de Luiz Carlos Laranjeiras e dramaturgia de Clara Roncati, Sabiás do Sertão foi contemplado por dois editais ProAC/2014 e foi eleito como melhor espetáculo nacional no Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte e no Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa. Eles também arrancaram elogios da crítica e foram premiados em diversos festivais desde que pegaram a estrada, em 2013.
A Cia. Cênica foi criada em 2007 e tem, atualmente, seis espetáculos em circulação. Com a proposta de realizar apresentações esteticamente apuradas e populares, a música é sempre um importante componente dramatúrgico do grupo, que se apresenta com montagens concebidas para o palco e também para a rua e outros espaços alternativos. Na abertura do TeNpo 2016, eles se apresentam pela segunda vez com o espetáculo Sabiás do Sertão em Goiás.
A Mostra é realizada pelo Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), de 8 a 11 de dezembro.

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

Nenhum comentário: