domingo, 25 de dezembro de 2016

RODADA DE ENTREVISTAS/7 – Fábio Vasconcelos prega união por Uruaçu

Nota – Rodada de entrevistas com os vereadores que integrarão a Câmara Municipal de Uruaçu na legislatura 2017-2020: objetivamos entrevistar os 13 eleitos em nossa Redação. Valmir Pedro (PSDB), prefeito eleito de Uruaçu, foi entrevistado na Redação na tarde de 10 de outubro. Todos esses conteúdos ganham publicação no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades; no site do Jornal Cidade, link AGENDA POLÍTICA; e, em edições impressas do JC. Aqui a entrevista de número sete

Competindo pela coligação Quem ama faz (PP/PTB/PSDC/PV/PTdoB), Fábio Vasconcelos se elegeu com 488 votos, quarto mais votado – Foto: Márcia Cristina

Parte de uma das caravanas lideradas por Valmir Pedro, pedindo destinação de recursos e outros apoios para Uruaçu, perante a deputada estadual Eliane Pinheiro (PMN), em Goiânia: Wilmar Lamonier Costa (entre outras funções, educador) (esq.), Chiquinho (presidente do PR uruaçuense), Fábio Vasconcelos, a parlamentar, o prefeito eleito, Zorão (PT) (presidente da Câmara/2016) e Michell Midlin (engenheiro ambiental e de segurança do trabalho) – Foto: Divulgação/Valmir Pedro

Novembro de 2011, em frente à sede da Câmara Municipal uruaçuense, Fábio Vasconcelos falava ao Jornal Cidade – Foto: Márcia Cristina

Santinho de Fábio Vasconcelos, eleito com 488 votos (quarta colocação) – Imagem: Divulgação/Reprodução

Registro familiar, com os filhos Fábio Filho e Fabiana e, o pai Mozart Vasconcelos (excelente prefeito de Uruaçu nos anos 1980) – Fotos: Facebook/Família

Com a esposa Márcia Vasconcelos e, os enteados Luanda e Santhiago


Vereador eleito dia 2 de outubro último com 488 votos – quarta melhor colocação (do total de 13 nomes) –, Fábio Rocha de Vasconcelos (PP) disse durante entrevista (a de número sete desta Rodada e, sem o formato pergunta-resposta) ao Jornal Cidade que deseja trabalhar ao máximo em favor da população de Uruaçu, carente de melhorias em todos os segmentos. No ano 2012, ele foi o sexto mais votado, não se elegendo devido coeficiente eleitoral. Nas duas vezes, conquistou o mesmo número de votos: 488.
“Não quero ser um vereador qualquer, até mesmo porque tenho pretensões políticas maiores futuras. Vou trabalhar desenvolvendo atividades parlamentares com qualidade, sempre atuando pela coletividade, pois a missão do vereador é trabalhar pelo bem da comunidade”, antecipa, ciente de que o cotidiano de todo legislador é repleto de procedimentos internos e externos, com participação das sessões e reuniões da Comissões, apresentação de indicações, sugestões inúmeras, debates, atendimentos, presenças em eventos públicos e privados, além de permanente fiscalização geral.
Fábio Vasconcelos, que teve o slogan Agora é trabalho!!! na campanha, recebeu manifestações de apoios de várias autoridades, personalidades, lideranças, entidades, representações, famílias e, está bastante agradecido pelo reconhecimento que resultou na vitória. Comentando que tais manifestações são motivos de satisfação e aumento de responsabilidade no exercício do mandato, o vereador eleito garante: não lhe faltarão força de vontade, iniciativas e determinação. “No final da legislatura, quero saber da avaliação popular sobre o meu desempenho, se foi bom ou não”, comenta, pontuando que a nova legislatura tem tudo para se tornar uma das melhores de Uruaçu.
Saúde, emprego, esporte, educação, cultura, turismo, meio ambiente, habitação, juventude, assistência máxima para as zonas urbana e rural... “Na área esportiva, por exemplo, joguei no futebol amador de Uruaçu por bom tempo e, colaborei com alguns times. Exemplo: Juventus, do Lindomar [Evangelista]. Santana, do ‘Senhor’ Edigar Raposa [falecido neste final de 2016]. Colaborei, inclusive, para disputas de competições regionais. Eu quero colaborar muito em 2017 com o esporte”, comunica, relatando: “Na rádio, o [cronista] Motta Filho me chama até hoje de Eurico Miranda [folclórico dirigente do Vasco da Gama {RJ}]”.
“Assunto que me preocupa demais é a questão da zona rural, onde estão famílias trabalhadoras e que ajudam esse país desenvolver. Mas, que infelizmente, em Uruaçu, não são atendidas como deviam. De forma justa. Nosso prefeito, acredito nele, vai dedicar atenção para a zona rural”.
Para todos os segmentos, Fábio Vasconcelos tem vontade de trabalhar conjuntamente com os demais 12 pares no órgão, que em 1º de janeiro constituirá nova mesa diretora, para comando de um ano.
Todo vereador tem o legítimo direito democrático de analisar e manifestar desejo de se tornar presidente da Casa de Leis. Para a pergunta Independente do ano, o senhor tem pretensão de ser presidente da Câmara?, em assunto visto de forma natural e tranquila pelo entrevistado, ele manifesta ter vontade de comandar o Poder Legislativo uruaçuense, com a lembrança de que “para tudo tem a hora certa”.

União por Uruaçu
Além de muito trabalho público e coletivo, Fábio Vasconcelos espera (e aconselha) que os Poderes Executivo e Legislativo funcionem sem acirramentos e prega união, com cada parte se respeitando, sem atropelar o limite de ambas. Lembrando que gerir uma cidade não é fácil – e isso passa também pela atuação dos 13 vereadores –, o entrevistado opina que Uruaçu tem muito a ganhar com essa linha de atuação, motivo pelo qual propõe a união entre os hoje eleitos prefeito Valmir Pedro (PSDB), vice-prefeito doutor Juarez Lourindo (PSB) e 100 por cento dos vereadores. “Vivemos em todo o país uma grande crise, prejudicial ao Brasil inteiro, o tempo é de muita pressão, e, para ajudar amenizar essa crise que, inclusive, atinge em cheio os municípios, temos que dar as mãos, somar forças por uma cidade melhor”, incentiva.
“Convém conversarmos sempre. Se estivermos fortes, tudo se torna menos difícil. É melhor chegarmos, por exemplo, unidos ao Governo de Goiás, ao governo federal, para conseguirmos os convênios para desenvolvimento de projetos, do que querermos algo de forma desgarrada”, ressalta, evidenciando que esse espírito de união seja estendido também aos comerciantes, prestadores de serviços, para as entidades e a população. “A democracia reinou, a vontade popular definiu tudo em 2 de outubro e os palanques foram desmontados. Ressentimentos não devem existir em lugar algum. O povo, por todo lado que você anda, espera da nossa parte um trabalho de qualidade e assim é que devemos fazer, com prática de boas ações na Câmara e na Prefeitura”, categoriza.
Em distintas ocasiões, desde que foi eleito Fábio Vasconcelos tem viajado, acompanhando o prefeito eleito. “Em todas as oportunidades, foram missões na busca de benefícios para Uruaçu, pois assim deve ser feito. Outros vereadores também participam e o espírito, nessas procuras de conquistas para o município, o que vemos é grande união. Isso deve durar sempre, assim vejo”, sublinha, esclarecendo ser melhor tentar essa coalizão de forças, “sem a qual administrar e legislar vira missão praticamente impossível, inviabilizando o futuro de Uruaçu”, do que o município se tornar terra de políticos e militantes provocadores, polêmicos. “É uma sólida união entre nós e, com a sociedade e as representações, que nos trará importantes conquistas”, pontua.
Na visita do político à Redação, o Jornal Cidade quis saber: O que espera da Administração Valmir Pedro?. Resposta: “A cada dia que passa, mais eu vejo boa vontade e determinação incrível no Valmir de trabalhar com afinco, fazendo muito por Uruaçu. Estou confiante e quero ajudar, junto com os outros vereadores”.
“Com atuação permanente de todo o Executivo e Legislativo, o Valmir e nós, vereadores, avalio, devemos continuar indo atrás de recursos em Goiânia e Brasília. Iniciado o governo, segunda de madrugada, 2 de janeiro de 2017, ampla frente de trabalho vai começar, tenho certeza, pois, na ocasião ele já estará empossado. Começando por um enxugamento nas despesas da Prefeitura, adotando medidas econômicas e, desenvolvendo faxina, limpeza geral, o prefeito tem tudo para acertar e ganhar o apoio do povo e da comunidade. Pelo que vivenciamos e sofremos, Uruaçu necessita de urgente recuperação de suas vias públicas, o estado de conservação da Tocantins, nossa principal avenida – e que devia ser um lindo cartão-postal –, é crítico. Temos que recuperar outras avenidas e ruas, retirar entulhos nos bairros, fazer boa limpeza pública, sem acúmulo de lixo nas lixeiras, fazer serviço de roçagem, prestar assistência na zona rural e muito mais”, considera Fábio Vasconcelos.
“Uruaçu nunca fez uma escolha tão bem. Muito preparado, o Valmir Pedro pode se tornar o melhor prefeito de Goiás. ‘Não tem pra ninguém’”, especifica.

Família com atuação política
Fábio Vasconcelos é natural de Uruaçu, tem 47 anos, completados em 3 de outubro, é prestador de serviço autônomo (obras civis em vias públicas) e, pertence à família que já teve representantes no Executivo e Legislativo da cidade do Norte goiano.
O pai Mozart Vasconcelos foi vereador (legislatura 31/01/1977 a 02/02/1983, chegando à presidência da Câmara Municipal [1981/1982]), prefeito (mandato 02/02/1983 a 31/01/1989) e vice-prefeito (1997-2000 [governo doutor Edmundo Filho]).
O tio Dércio Vasconcelos (Dércio Pacífico) foi vereador no período 31 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992.
Eleito vice-prefeito na campanha eleitoral de 1992, o primo Edguimar Vasconcelos foi empossado prefeito (devido problema de saúde do prefeito eleito Zé Alvorada [empossado, em casa, por alguns minutos]) e permaneceu no cargo entre 1º de janeiro e 7 de março de 1993. Também foi vereador (1997-2000). “O Edeguimar é uma pessoa esforçada, conhecedor de praticamente tudo, atuou em várias áreas, diferentes ramos e, teremos um grande profissional na pasta que lida com obras e infraestrutura, para ‘arrumar’ essa cidade. Podem acreditar”. O mesmo foi convidado para comandar a hoje denominada Secretaria Municipal de Infraestrutura.
O irmão Saulo Vasconcelos foi outro que legislou na Câmara (2001-2004).
Wilson Vasconcelos (Zico Pacífico) também foi vereador, por quase sete meses, entre 6 de junho e 31 de dezembro de 2008, quando assumiu vaga do então titular Lourencinho, que renunciou para se dedicar ao projeto da pré-candidatura/candidatura a prefeito daquele ano.
Em diferentes gestões, esses familiares de Fábio Vasconcelos atuaram também como secretários municipais da Prefeitura.
Publicamente considerado como habilidoso vereador e um dos mais qualificados prefeitos da história de Uruaçu, Mozart Vasconcelos é incansável no hábito de repassar experiências. O novo parlamentar, por exemplo, sempre aprendeu politicamente com o mesmo, que se mostra feliz com a vitória do filho. Mais que parabéns, o patriarca deseja excelente trabalho para o estreante.
“Meu pai, que é pessoa de bem e respeitadora, é um homem extremamente trabalhador, seja com as atividades particulares ou na vida pública, sempre quis o de melhor para Uruaçu e gosta de militar na política”, comenta.
“Meu tio Zico Pacífico, outro homem ‘garrador’, faz com qualidade tudo que ‘pega’ para fazer e é pessoa que merece a nossa admiração, pois é companheiro, juntamente com toda a família dele”, salienta.
“A minha família me ajudou muito. Além do meu agradecimento, deixo publicamente total admiração por todos. Luto, desde já, para não decepcionar ninguém e aqueles parentes e amigos que, por um motivo ou outro, não puderam votar em mim, reafirmo que compreendo demais a situação de todos. Não tem problema algum e vamos, juntos, trabalhar muito pela nossa cidade”, assinala, Fábio Vasconcelos.
Sobre a esposa Márcia Vasconcelos: “Ela representa muito, pois ao conhecê-la, minha vida mudou para melhor em todos os sentidos e, é impossível eu deixar de agradecê-la sempre. Da mesma forma, minha sogra, ‘Dona’ Divina [Ferreira], uma pessoa maravilhosa que vai além, é minha ‘segunda’ mãe, nunca deixou de me ajudar e tudo o que eu falar sobre as qualidades da minha sogra ainda é pouco”, diz.
Integrante da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), coordenada pelo Reverendo Vilson Guedes, Fábio Vasconcelos classifica a ligação com a religião e os irmãos fiéis e, as orientações espirituais do líder religioso como fatores fundamentais na vida dele, qualificada em todos os sentidos desde quando começou a frequentar a Igreja. “A honestidade, a simplicidade, dedicação, atenção do Pastor Vilson Guedes para com todos nós, sem distinção alguma, é uma graça”, comenta o vereador eleito, que, agradecendo também o apoio recebido da Igreja para com a vitória dele, destaca: “Eu tive votos de amigos da cidade toda, e, claro, amigos e irmãos da Igreja. Agradeço a todos. Desde quando ‘entrei’ para a Igreja, orientado e levado pela minha sogra – que lá desenvolve um serviço importante, pastora atuante –, sou feliz em fazer parte dela, ainda mais com o grande líder Pastor Vilson Guedes e as demais pessoas existentes lá dentro”.
Orgulhoso por ter tantos amigos, cita o nome de um: doutor Eduardo Teixeira, médico ortopedista com atuação em Goiânia e Uruaçu. “Meu amigo de muitos anos, sempre ajudou, com ‘apoio de coração’ mesmo. Sou satisfeito em tê-lo na condição de amigo”.

Da Redação: no site do Jornal Cidade, a entrevista pode ser acessada (sem fotos) em http://www.jotacidade.com/colunas/index.php?noticia_link=6

(Jota Marcelo e Márcia Cristina – JC Online)

Nenhum comentário: