quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Sexta, 16/12, 12h – Protesto contra atraso de salários e outras falhas na porta da Prefeitura de Uruaçu

Marinho, presidente do SINDIURUAÇU: “Nunca fomos tratados como devíamos e os servidores se queixam, além da falta de diálogo transparente por parte da Prefeitura”
Sexta, 16/12, 12h – Servidores e SINDIURUAÇU informam que farão protesto contra atraso de salários e outras falhas na porta da Prefeitura de Uruaçu – Fotos: Jornal Cidade/Arquivo

Está agendada para 12h desta sexta-feira 16 de dezembro, manifestação do funcionalismo público na entrada principal da sede da Prefeitura de Uruaçu, localizada no Centro da cidade.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uruaçu (SINDIURUAÇU), do qual Mário Ribeiro Filho (Marinho) é o presidente, esclarece que será um ato pacífico, sem vandalismo e sem qualquer agressão ao patrimônio público ou junto a quaisquer pessoas. “Precisamos receber, ter os nossos direitos preservados hoje e no futuro. A Prefeitura não podia, mas põe a culpa na crise”, assinala Marinho, que emenda: “Nunca fomos tratados como devíamos e os servidores se queixam, além da falta de diálogo transparente por parte da Prefeitura”.
Trata-se de reivindicações de direitos trabalhistas, como as necessidades urgentíssimas do recebimento de salários atrasados (novembro); e, do 13º salário, atrasado em diferentes períodos mensais. Existe também receio praticamente geral de a Administração atual, liderada por Solange Bertulino (PMDB), não pagar a folha de dezembro em dia, o que seria um abacaxi a mais empurrado goela abaixo da próxima gestão.

Outros problemas gravíssimos
Mais problemas gravíssimos que também motivam a realização da manifestação do primeiro dia da última quinzena de Solange Bertulino no cargo de prefeita:
-Fundo de Previdência do Município de Uruaçu (Uruaçu Prev): falta de repasses regulares ao Fundo de Previdência. Desde 17 de agosto de 2015, a prefeita está com bens bloqueados pela Justiça e a origem da causa envolve não repasses regulares ao Fundo de Previdência, em decisão do juiz Leonardo Naciff Bezerra (doutor Leonardo), da 2ª Vara da Comarca de Uruaçu, com a indisponibilidade inicial de bens de Solange Bertulino até o valor de R$2.355.906,02 (dois milhões, trezentos e cinquenta e cinco mil e novecentos e seis reais e dois centavos). Leia mais sobre o bloqueio acessando http://www.jotacidade.com/noticias/exibir.php?noticia_id=1582&noticia_link=3 – postagem feita por este periódico. E,
-Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo): existem atrasos sequenciais nos repasses ao Sindicato, responsável pelos recolhimentos mensais junto ao Ipasgo. Erro da Prefeitura uruaçuense provoca dezenas de transtornos causados aos beneficiários, que deparam com paralisação dos serviços dos profissionais de medicina conveniados.
Conforme já publicado pelo Jornal Cidade, tais mensalidades consignadas em folha de pagamento e descontadas dos usuários do Ipasgo deviam mensal e rigorosamente ser depositadas na conta-corrente do SINDIURUAÇU, mas como isso não ocorre, as mensalidades recolhidas em atraso são acrescidas de juros de mora e multa. Não fossem os seguidos diálogos entre a presidência do Sindicato e a direção do órgão do governo de Goiás, os juros e a multa, arcados pela entidade dos servidores (que nada tem a ver com os atrasos), seriam ainda maiores.
Um ano atrás, lamentava Marinho, em reportagem veiculada pelo JC: “Em certos casos, mais graves, urgentes, nós pagamos [ato de recolher] individualmente, de um ou outro servidor, para que tenham condições de conseguir atendimentos o quanto antes. Mas isso nem sempre é possível. O Sindicato não possui culpa alguma e, ainda é injustiçado, acusado de ter culpa. Só que não temos culpa”.

Fornecedores
Um naco dos fornecedores também enfrenta problemas sobre liquidez, em se tratando de receber do Poder Executivo de Uruaçu, que quanto mais casos de compromissos quitar até meia noite de 31 de dezembro, melhor será para quem é credor e para a prefeita.
“A expectativa é de que vou receber, pois o caixa da minha média empresa não suporta mais, afinal esse não é o meu único pagamento pendente. Existem outros clientes em atraso com minha firma. A prefeita é gente boa, mas eu fico agoniado. Assim que atendemos qualquer órgão púbico, o pagamento devia ser imediato, mas no Brasil o costume é outro e sempre ficamos prejudicados. Já ‘levei tombo’ em tempos passados. A situação, pelo menos minha, era mais grave”. Relato emocionado de um fornecedor na manhã de 12 de dezembro ao editor-chefe Jota Marcelo.

Tradição maldita de fim de governo
Cidade que porta a horrível tradição de possuir número exagerado de prefeitos que entregam a Prefeitura com problemas financeiros em excesso para os substitutos, Uruaçu viu apenas dois casos de sucesso nas últimas décadas: Marisa Araújo, que entregou as finanças saneadas para ela mesma (transição 2001-2004 – 2005-2008) e na transição 2005-2008 – 2009-2012 (Marisa Araújo–Lourencinho).
Nas falas presenciais ou não e nas redes sociais a reclamação é enorme devido às adversidades listadas nesta reportagem, que tentou obter informações da parte da prefeita Solange Bertulino, mas as chamadas foram diretas para a caixa de mensagem. Assessoria de Comunicação Social na Prefeitura? Inexiste – Diga-se de passagem, uma das falhas gritantes da gestão Solange (que teve acertos) foi a ruim/esquisita comunicação social (interlocução em geral) dela com terceiros. É o chamado isolamento do poder, que é uma graça (quanta fartura pessoal, quanto glamour!!!) e uma desgraça (jamais governante algum devia tirar os pés do chão).

Governo Solange Bertulino deixou e deixa de realizar compromissos com o servidor público municipal. Expectativas positivas e negativas, porém as adversidades são muitas. Qual será a real situação que a prefeita deixará para a gestão seguinte?

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: