quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Presidente da Faeg toma posse e assume novo mandato

À frente em mais um mandato, José Mário, assume novo triênio no Encontro de Empreendedores Líderes Rurais – Fotos: Fredox Carvalho

Rigonatto apresentou os IDS, ferramenta de planejamento estratégico para Faeg e os Sindicatos Rurais

Superintendente do Sebrae, Igor Montenegro, reconhece a disseminação do conhecimento é fundamental para os negócios

Fazer parte do processo de conciliar os interesses da agropecuária, de forma colegiada, com o intuito de incorporar as necessidades do produtor aos programas desenvolvidos pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) é umas das principais tarefas a serem realizadas pelo sistema. Quem ressaltou estas prioridades foi o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, que tomou posse dia 13 de dezembro, durante o 3º Encontro de Empreendedores Líderes Rurais, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás). A cerimônia de posse reuniu diretores, produtores e presidentes de Sindicatos Rurais (SR) dos municípios goianos, eleitos para a próxima gestão. Na ocasião, foram apresentados os principais números e trabalhos desenvolvidos pelo corpo técnico e diretoria do sistema, ao longo do triênio passado.
José Mário destacou a importância de continuar dedicando ao sistema e garantiu que esta será a melhor gestão que a Faeg e o Senar Goiás já tiveram. Para ele, as próximas ações determinarão o curso da política e da economia brasileira. “O momento é de muita participação, responsabilidade e coragem. É inaceitável se omitir, deixar nosso destino à mercê de incertezas, sem qualquer compromisso com o nosso setor, nossa gente e a nossa nação”, declarou José Mário.

Planejamento
Durante o encontro ocorreu também a assembleia ordinária do Conselho de Representantes da Faeg, que definiu as principais prioridades e elencou todos os pontos que irão compor o planejamento institucional do sistema, com intuito de melhorar o setor agropecuário. Para isso, foi realizada também apreciação das propostas de retificação da Previsão Orçamentária de 2016 e 2017, definição da concessão e valor de verba de representação a membros da diretoria para o mandato 2016/2019, além de assuntos diversos de interesse da entidade e da classe.
O superintendente da Faeg, Claudinei Rigonatto, foi quem apresentou os Índices de Desenvolvimento Sindical (IDS), considerado por ele uma ferramenta de planejamento estratégico muito importante para Faeg e os sindicatos rurais. Ele explicou que com os índices traçados pela instituição define metas arrojadas para o próximo triênio. “O nosso sistema sempre primou pela modernidade e inovação. Os indicadores criados pela Faeg são de cunho nacional, tanto que a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) também o adotou. Isso nos orgulha muito”, sinaliza.
Rigonatto explica que a ocasião é uma oportunidade de integrar os dirigentes e fazer um nivelamento sobre todos os principais assuntos que ocorreram no triênio passado. “Sabemos que o ano de 2017 será um ano muito difícil, por isso, a importância da entidade estar preparada, porque o produtor e a sociedade dependem da entidade para poder avançar”, pontua.

Troca de ideias
Quem destaca também a importância do evento é o vice-presidente institucional da Faeg, Eduardo Veras de Araújo, que assume pela primeira vez representatividade dentro do sistema. “Temos dirigentes de todas as regiões do estado, mas com realidades diferentes. A troca de experiência é muito importante para fortalecer e unificar o discurso”, detalha.
Segundo Veras, a expectativa para o próximo triênio é a mais positiva possível. “Agradeço a confiança dos dirigentes e toda diretoria. A expectativa para os próximos anos é muito grande, já que o presidente José Mário nos posicionou que quer uma gestão compartilhada. Teremos muitos desafios pela frente, precisamos organizar todas as comissões, porque temos temas transversais, como a questão dos recursos hídricos, que tem nos preocupado bastante e vai pesar muito em 2017, a questão do meio ambiente que toda hora tem nos cobrado, tentando mudar algumas questões no Código Florestal, então, a Faeg tem atuado com muita firmeza e respaldo técnico”, sinaliza Eduardo.

Desafios do setor
O diretor superintendente do Sebrae, Igor Montenegro, reconhece a disseminação do conhecimento é fundamental para os negócios. “Esse é um momento muito rico, significativo para parceria que o Sebrae tem com a Faeg e o Senar Goiás. Temos grande honra de sermos parceiros, porque encontramos os melhores resultados que tivemos entre todos os setores e segmentos que trabalhamos”, destaca.
O presidente do Sindicato Rural (SR) de Porangatu e também 2º vice-presidente institucional, Gustavo Castro Dourado, destaca que reunir grandes lideranças empreendedoras rurais permite a troca de informações e discutir as melhores ações ao produtor rural. Ele também sinaliza que a avaliação de todo o ano permite também que o sistema Faeg e Senar Goiás trabalhe cada vez mais em prol do produtor. “Com toda certeza os representantes de cada município poderão levar o que existe de melhor para os municípios”, relata.
Quem também marcou presença no encontro foi a jornalista Kellen Severo, que abordou a temática ‘Os desafios do setor produtivo rural’. Ela explanou sobre os aspectos políticos e econômicos do setor, apresentando as expectativas para o próximo ano. Segundo ela, o país passa por uma crise profunda, com a possibilidade de ter reeleição em 2017.
Confira outras notícias em sistemafaeg.com.br, página eletrônica da Faeg.

(Informações: Comunicação Faeg – Juliana Barros)

Nenhum comentário: