sábado, 24 de dezembro de 2016

RODADA DE ENTREVISTAS/6 – Bia: ‘Meu pai é um exemplo a ser seguido tanto na vida familiar, como na vida profissional’

Nota – Rodada de entrevistas com os vereadores que integrarão a Câmara Municipal de Uruaçu na legislatura 2017-2020: objetivamos entrevistar os 13 eleitos em nossa Redação. Valmir Pedro (PSDB), prefeito eleito de Uruaçu, foi entrevistado na Redação na tarde de 10 de outubro. Todos esses conteúdos ganham publicação no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades; no site do Jornal Cidade, link AGENDA POLÍTICA; e, em edições impressas do JC. Aqui a entrevista de número seis

RODADA DE ENTREVISTAS/6 – Bia: ‘Meu pai é um exemplo a ser seguido tanto na vida familiar, como na vida profissional’

Bia na Redação do Jornal Cidade: “Continuarei realizando o que meu pai realizou” – Foto: Márcia Cristina

Bastidores da campanha eleitoral: Idelmar Pedreiro, Bia, Valmir Pedro, um aliado, Anne Ligia (esposa de Valmir) e Zélio Neto (filho de Bia)
 – Foto: Campanha/Divulgação

Também durante o pleito eleitoral vitorioso 2016: Bia e a deputada estadual Eliane Pinheiro (PMN) – Foto: Campanha/Divulgação

Santinho de Bia, hoje vereadora eleita em segundo lugar, com 655 votos – Imagem: Divulgação/Reprodução

O pai Idelmar Pedreiro em uma das sessões do ano 2016 – Foto: Ascom/Câmara

Casal Dona Divina/Idelmar Pedreiro, em 1º de janeiro de 2013, cerimônia de posse dos eleitos no ano anterior – Foto: Jornal Cidade/Arquivo

Ocupante da segunda colocação entre os 13 vitoriosos de 2 de outubro de Uruaçu, com 655 votos, a vereadora eleita Bia (PSDB) se fez presente na Redação do Jornal Cidade na tarde de 1º de dezembro, acompanhada do filho caçula Zélio Horta Dias Neto. Nascida dia 31 de agosto de 1973, técnica em enfermagem e esposa de Zélio Horta Dias Filho, é mãe também de Alexandre Martins Horta Dias.
Participante da coligação Uruaçu buscando o caminho certo (PSDB/PSD/PR/PRB), a entrevistada é filha do vereador Idelmar Martins Coelho (Idelmar Pedreiro [PSDB]), que optou por não tentar reeleição e orientou Bia sair candidata. “Meu pai é um exemplo a ser seguido tanto na vida familiar, como na vida profissional. Continuarei realizando o que meu pai realizou”, comenta a aguerrida irmã de Rosilene e filha de Divina Martins da Costa (Dona Divina)... Família devota de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém, padroeira da Romaria de Muquém (promovida pelo Santuário Diocesano Nossa Senhora D’abadia de Muquém), da qual eles participam. Nome completo da vereadora? Maria Abadia Martins da Costa.
A vereadora eleita por Uruaçu afirma acreditar na gestão do prefeito eleito Valmir Pedro (PSDB): “Tenho acompanhado Valmir Pedro nessa caminhada há quatro anos e acredito no trabalho dele”.
Leia a entrevista de número seis.

Que fatores a senhora considera mais importantes que resultaram na sua vitória?
Primeiramente a minha família, ao trabalho prestado pelo meu pai nesses últimos quatro anos na Câmara de Vereadores, aos meus amigos que conquistei ao longo da minha vida pessoal e profissional e, de todas as pessoas que confiaram na minha pessoa e que almejam mudanças, acreditam que buscarei o melhor para o povo de Uruaçu com muito trabalho e honestidade.

Para a sua pessoa, o que representa essa destacada vitória de 2 de outubro?
Para mim, representa muita responsabilidade e compromisso de trabalhar em prol do povo uruaçuense.

O Jornal Cidade testemunhou ao longo de quatro anos que seu pai, vereador Idelmar Pedreiro (PSDB), exerceu muito bem o papel de legislador na Câmara defendendo a comunidade, sugerindo iniciativas populares, fiscalizando, aconselhando, alertando. A vereadora Bia atuará de forma semelhante?
Com certeza. Meu pai é um exemplo a ser seguido tanto na vida familiar, como na vida profissional e, me espelho muito no trabalho dele, que sempre prezou pela ética, moral, honestidade e responsabilidade. Continuarei realizando o que meu pai realizou.

Igualmente sempre foi em tudo, a atuação dele no Poder Legislativo teve a marca da honestidade. É motivo de orgulho para sua família? É importante sair de cabeça erguida, sem nada que possa manchar as condutas do mesmo?
Claro! É motivo de muito orgulho para qualquer um e para minha família não é diferente, ter um político honesto e que chega ao final do seu mandato de cabeça erguida, com a certeza do dever cumprido.

Qual a importância da família na vida de qualquer pessoa?
A família é de suma importância na vida de toda pessoa, é a base de tudo. Resumindo: sem minha família eu não seria nada.

Saúde pública no Brasil: o problema é grave e em Uruaçu não é diferente. Além dessa área, que outras defenderá?
Além dessa área, pretendo atuar em todas as outras em favor da população. Propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar de todos. Exercendo minha função como vereadora, zelando pela fiscalização das ações tomadas pelo Poder Executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a Administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do dinheiro público. Votando em projetos de lei que beneficiarão minha tão amada cidade de Uruaçu.

Daqui mil anos ainda existirão os problemas da falta de médicos e medicamentos nos Postos de Saúde brasileiros?
Sou bem otimista, espero que esse problema de médicos, medicamentos sejam sanados e que a saúde seja conduzida de forma bem tranquila, que a população tenha atendimento mais humano e igualitário. O Hospital Regional ajudará melhorar a situação desse problema na nossa região.

Diria que o Hospital Regional de Uruaçu será uma das maiores conquistas da região?
Com certeza. Vai ser um marco histórico para todos uruaçuenses. Com o funcionamento do Hospital será resolvido o problema da Saúde pública em nosso município e das cidades vizinhas. Em audiência com o governador [de Goiás] Marconi Perillo [PSDB], ao lado do nosso prefeito eleito Valmir Pedro e do vice [eleito] doutor Juarez [Lourindo {PSB}], ouvimos que a prioridade do Governo de Goiás é finalizar a construção do Hospital Regional de Uruaçu no próximo ano. As obras estão a todo vapor.

Funcionária de uma casa de saúde particular há anos, a senhora presenciou muitos sofrimentos de pacientes e familiares deles, que já deixam os lares ou locais de atendimento de Saúde públicos portando grande estresse. Ao mesmo tempo, sabe demais das dificuldades enfrentadas por todo hospital. O governo federal e os governos estaduais não deviam apoiar de forma mais justa as Prefeituras, para poderem elevar as parcerias com a iniciativa privada (hospitais, clínicas, laboratórios)?
Sou sabedora das dificuldades enfrentadas pelos pacientes e também pelos Hospitais por falta de recursos financeiros e que o repasse do SUS [Sistema Único de Saúde] é um valor muito baixo repassado aos médicos. Uma reforma é necessária, um repasse maior financeiro para as casas de saúde, e verificar quando o município tem a capacidade de arcar com esses custos. Ou seja: aumentar o envio das verbas destinadas ao funcionamento das unidades de saúde, tanto do governo federal, quanto do Governo de Goiás.

Outra adversidade em Uruaçu é a falta de emprego. Que sugestões tem para maior geração de emprego?
Incentivos fiscais e atrativos empresariais que o governo municipal poderia praticar para atrair indústrias e incentivar também o empreendedorismo, já que nossa cidade é forte comercialmente. Com a abertura do Hospital Regional irá diminuir um pouco esse problema.

A expectativa é grande em relação à atuação das ‘três Marias’ [Bia se chama Maria Abadia Martins da Costa, Maria de Fátima {Professora Fátima, do PMDB} e Maria das Neves {PSB}] na Casa de Leis. O que a população pode esperar das mulheres no Legislativo uruaçuense?
Pode esperar muito trabalho, pautado na ética e no comprometimento e, dedicação ao povo uruaçuense. Desta vez, o povo deu mais credibilidade a nós mulheres e pode ter a certeza que vamos retribuir com trabalho.

Dialogou bem sobre a eleição da mesa diretora 2017? Tem pretensão em comandar a Câmara em algum período?
As articulações sempre são feitas em relação à mesa diretora. Definição oficial apenas dia 1º de janeiro. Com o passar do tempo, tudo se resolve.

Boa parte da crise pela qual o país passa é fruto da corrupção. O Brasil tem jeito, Bia?
A meu ver esse Brasil tem jeito sim. Basta que o povo coloque pessoas honestas e comprometidas com o bem coletivo e não pensem em apenas em benefícios próprios.  E a que justiça seja feita contra políticos corruptos.

Quais são suas expectativas em relação à Administração Valmir Pedro (PSDB)?
As minhas expectativas são as melhores possíveis, pois temos um legítimo representante do governo estadual e isso faz com que facilite a viabilização dos recursos e investimentos para a nossa cidade. E sem falar que o Valmir é um político nato, sempre quis o melhor para o nosso município e sei que fará mudanças, melhorias para a nossa cidade. Valmir Pedro vem de uma família humilde e sabe bem as dificuldades enfrentadas pela população. Com certeza, pretende mudar este cenário. Tenho acompanhado Valmir Pedro nessa caminhada há quatro anos e acredito no trabalho dele.

Gostou da formação da equipe anunciada pelo prefeito eleito?
Sim, gostei. E estou muito confiante e otimista que todos farão um bom trabalho, pois Valmir Pedro procurou colocar pessoas capacitadas em suas devidas áreas de atuação.

Emoção e satisfação ao ser diplomada na noite de 30 de novembro?
Com certeza, uma emoção tamanha e para mim foi um dia histórico. Onde fui reconhecida pelos meus eleitores que acreditam no meu trabalho.

Faça agradecimentos aos que direta e indiretamente contribuíram para com a sua vitória, podendo, inclusive citar nomes, caso queira.
Primeiramente, meus agradecimentos a Deus por me conceder esta vitória e me dá a oportunidade de trabalhar em prol do povo. Agradeço minha família, que esteve ao meu lado o tempo todo, ao meu pai Idelmar Pedreiro, que é meu maior incentivador político, aos meus amigos, que prefiro nem nomear, pois são vários e todos contribuíram para minha vitória e, todos simpatizantes da minha pessoa, que no anonimato depositaram seus votos de confiança.

Mais alguma observação?
Desejo que concretizemos nossos projetos e que a Câmara de Vereadores trabalhe unida em prol da população uruaçuense.

Da Redação: no site do Jornal Cidade, a entrevista pode ser acessada (sem fotos) em http://www.jotacidade.com/colunas/index.php?noticia_link=6

(Jota Marcelo e Márcia Cristina – JC Online)

Nenhum comentário: