terça-feira, 2 de maio de 2017

‘Caravana do Aprender +’ / Enem Express leva aulões para todas as cidades de Goiás

Novo projeto da Seduce: lançamento dia 3 de maio, em Jataí – Foto: Divulgação/Seduce

A Rede Pública Estadual de Ensino é hoje uma das melhores do País. Não há dúvidas de que há um caminho longo a ser trilhado, mas a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), comandada pela professora Raquel Teixeira, não descansa na busca da excelência e equidade como pilares norteadores das políticas públicas de educação.
Prova disso é o mais novo programa da Seduce: a Caravana Aprender +, que levará para todos os 246 Municípios do Estado o primeiro Enem Express Móvel. A iniciativa, encabeçada pelo superintendente executivo de Educação, professor Marcos das Neves, será lançada nesta quarta 3, 8h, na sede do Centro de Cultura e Eventos de Jataí.
De maio a outubro, equipes de professores de língua portuguesa e matemática percorrerão todas as cidades goianas realizando aulões ou visitas pedagógicas nas unidades de ensino. O objetivo é promover e aprofundar o uso do Caderno Aprender +, estimular boas práticas de estudos, além de fornecer dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio por meio do Enem Express. As escolas não precisam se inscrever, já que toda logística está sendo organizada pela Seduce em parceria com as Regionais de Educação.
Os aulões ou aulas show contarão com vários recursos midiáticos para resolver questões do Caderno Aprender + (exemplar do segundo bimestre), oferecer técnicas e dicas de estudo por meio do Enem Express, além de conteúdo de reforço das disciplinas de matemática e português de forma dinâmica. Cada aula, com duração de três horas, será realizada em teatros e ginásios nas principais cidades e destinada aos alunos do 9º Ano do ensino fundamental e da 3ª Série do Ensino Médio. Confira o cronograma prévio nesta reportagem.
Já nas visitas pedagógicas, a equipe da Caravana Aprender + irá interagir com professores e alunos das escolas estaduais, além de distribuir camisetas. Em cada visita, que terá duração de uma hora, a equipe receberá as demandas da unidade educacional e também abordará, de forma sintetizada, o conteúdo do Enem Express e do Caderno Aprender +. As visitas começarão a partir do dia 15 de maio.
A expectativa da secretaria é mobilizar 850 mil alunos dos anos finais dos ensinos fundamental e médio, motivando a rede, estimulando e incentivando boas práticas de estudo, a fim de proporcionar o melhor aproveitamento do material sistematizado bimestral e, de fato, aprender mais.  “A ‘Caravana’ vai dar o impulso e a inspiração que professores e alunos precisam para continuar a fascinante saga do aprender. Estou muito feliz com o entusiasmo da rede”, ressalta Raquel Teixeira.
Além do Enem Express e do Aprender +, alunos de 16 Municípios goianos contam, desde a última semana, com outro programa preparatório, que é o Goiás Enem. A lista de contemplados ocorre por sorteios.

Dias/Cronograma de aulões
3 – Jataí
4 – Mineiros
5 – Rio Verde
8 – Trindade
9 – Inhumas
10 – Goianira
11 – Bela Vista
12 – Senador Canedo

Aprender +
Genuinamente goiano, o Caderno de Atividades Aprender + foi desenvolvido pela Superintendência de Inteligência Pedagógica da Seduce, coordenada pelo professor Marcelo Jerônimo, no início de 2017. O material pedagógico complementar amplia e sistematiza conhecimentos em língua portuguesa e matemática, além de dar apoio ao trabalho do professor.
Direcionado aos alunos dos 5º e 9º Anos do ensino fundamental e da 3ª Série do ensino médio, o Caderno é dividido entre as disciplinas de português e matemática. Já foram entregues todos os exemplares referentes ao segundo bimestre para os alunos dos anos finais de toda a rede. O material do terceiro bimestre será entregue até o mês de julho. Ao todo serão distribuídos 450 mil exemplares.

Enem Express
Inédito no Brasil, o Enem Express é um programa criado em 2015 pela Seduce e coordenado pelo superintendente Executivo de Educação, professor Marcos das Neves, com o objetivo de reforçar o preparo dos alunos da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio. Nas primeiras edições, em 2015 e 2016, o Enem Express beneficiou cerca de 100 mil estudantes da rede pública.
Durante os aulões, os estudantes recebem dicas de como sair bem na interpretação das questões do Enem e eliminar, com maior agilidade, alternativas fora de contexto. Essas estratégias, aprendidas em sala de aula, contribuem favoravelmente para melhorar o desempenho nas provas e ampliar o conhecimento dos alunos. Além do apoio pedagógico, a iniciativa também serve para motivar os concluintes do ensino médio, que estão focados na escolha da carreira profissional.

Goiás Enem
O Goiás Enem é outro programa preparatório da Seduce, que chega à sua terceira edição em 2017 esperando atender cerca de 5 mil alunos em 22 polos de 16 Municípios: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goianésia, Jaraguá, Jataí, Ceres, Goiânia, Trindade, Inhumas, Itumbiara, Novo Gama, Rio Verde, Santa Helena, Quirinópolis e São Luís de Montes Belos.
O conteúdo segue a matriz de competências do Enem. A novidade é a inclusão de aulas de inglês. Atualmente, 53 professores são os responsáveis por ministrar as aulas. Todos passaram por uma oficina de capacitação, organizada pela própria Seduce. As aulas, que começaram no sábado 29 de abril, serão realizadas uma vez por semana, sempre em dia e horários fixos, até 9 de dezembro. O programa é coordenado por Siloá de Brito Soares e Silva.

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

Nenhum comentário: