segunda-feira, 22 de maio de 2017

Tradicional ‘Festa do Carreiro’ de Portelândia reúne cerca de 10 mil pessoas

Encerramento da programação foi marcado por cavalgada com o desfile das comitivas e almoço feito no panelão.

10ª Festa do Carreiro terminou no domingo 21, com Cavalgada e desfile das comitivas – Fotos: Larissa Melo

José Mário Schreiner (esq. [e na foto anterior {meio}]) fez questão de participar da tradicional Festa e não perdeu a oportunidade de cavalgar juntamente com as comitivas

Moradores de Portelândia-GO, Município localizado há 454 quilômetros da capital Goiânia, estiveram em festa no último final de semana. A 10ª Festa do Carreiro terminou neste domingo 21 de maio, com Cavalgada e desfile das comitivas, além de grande almoço servido para a população. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner, fez questão de participar da tradicional festa e não perdeu a oportunidade de cavalgar juntamente com as comitivas. “Tenho um carinho muito grande por Portelândia, vizinha da minha querida cidade Mineiros. A Cavalgada é uma bela tradição que deve continuar sendo mantida, pois preserva a cultura e raízes do povo goiano. Quero parabenizar o prefeito Manoelzinho [PMDB] e sua equipe da Secretaria [Municipal] de Cultura e Eventos, que organizou essa programação, todos os cavaleiros que vieram de longe para participar da Cavalgada e aos moradores de Portelândia e região que compareceram em peso nessa maravilhosa festa”, ressaltou.
Para o prefeito de Portelândia, Manoel Rodrigues de Rezende, a Festa superou as expectativas. “Graças a Deus e ao empenho de todos conseguimos fazer essa linda festa. Tivemos uma excelente participação do público. Isso superou nossas expectativas. Toda a programação só foi possível graças aos nossos parceiros e quero ressaltar a parceira coma a Faeg”, disse.
Segundo o comandante local da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), Major Elifaz Alencar, o evento atraiu cerca de 10 mil pessoas. O público compareceu para assistir ao desfile das 19 comitivas, que vieram de regiões próximas da localidade, sendo que alguns cavaleiros viajaram 12 dias para chegar à Festa. Além de autoridades políticas de Portelândia, o evento teve ainda a presença do deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), representante da Frente Parlamentar do Agronegócio.
A edição 2017 contou com quatro dias de programação, com shows de artistas locais, missa sertaneja, culto ecumênico e homenagens, encerrando com a Cavalgada das comitivas e o tradicional arroz carreteiro preparado no panelão gigante. De acordo com a secretária de Cultura e Eventos, Jaydiane Carvalho, o desfile dos carreiros atrai comitivas de várias regiões de Goiás. O acontecimento é uma tradição no Estado. Este ano as quatro melhores comitivas receberam premiação em dinheiro para os organizadores do evento, um pequeno incentivo a mais. “Uma equipe julgadora avalia a comitiva mais organizada, uniformizada e que trata bem os animais durante todo o percurso da Cavalgada”, explicou.

Homenagens
Além de fazer a entrega das premiações para as comitivas vencedoras, no palco montado no Centro da cidade, algumas pessoas receberam o prêmio Carro de Boi, como o carreiro mais antigo da Festa, a primeira mulher a participar da Cavalgada e o presidente da Faeg, como parceiro do evento.

(Informações: Comunicação Faeg – Francis Telles)

Nenhum comentário: