terça-feira, 9 de maio de 2017

Marconi libera verbas para entidades culturais goianas

Anúncio foi feito durante inauguração da reforma da sede da Academia Goiana de Letras – Fotos: Divulgação 



Governador determinou a transferência oficial do imóvel à AGL, acabando com as pendências inerentes à documentação

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), anunciou na noite de 8 de maio, a liberação das verbas relativas aos convênios firmados entre o Governo de Goiás e as seguintes entidades culturais: Academia Goiana de Letras (AGL), União Brasileira de Escritores (Ube) – Seção Goiás, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag). O ato ocorreu na sede da AGL, em Goiânia, durante solenidade de inauguração da reforma do local.
“Sei o quanto os acadêmicos e os membros dessas instituições sofrem para manter ‘em pé’ essas instituições com suas obrigações em dia. Vamos continuar fazendo nossa parte, dando nossa contribuição”, afirmou o governador, que pediu para que as demais entidades que estivessem com a documentação incompleta, que resolvessem as pendências para que pudessem também receber os convênios.

Reforma da Casa de Colemar
Mais de duzentas pessoas participaram da inauguração da obra de reforma e ampliação da casa onde está instalada a AGL e que pertenceu ao professor Colemar Natal e Silva, um dos criadores da entidade, também da Universidade Federal de Goiás (UFG) e personagem importante da história de Goiás no século 20. O imóvel, localizado na rua 20, no Centro de Goiânia, é tombado como patrimônio de Goiás e de Goiânia. A obra, que custou cerca de R$250 mil, foi custeada por empresas goianas – algumas, por meio de intermediação feita por Marconi Perillo: “Procurei fazer minha parte, falando com algumas pessoas. O fato é que nós estamos aqui hoje para celebrar um fato tão importante para Goiânia e para Goiás”.
“Agradeço ao governador Marconi Perillo pelo apoio cultural e incentivo. Aos parceiros, nossa reverência”, declarou a presidente da AGL, Lêda Selma. “Uma reforma de grande estatura. Do telhado ao piso. Telhas francesas, vindas de Monte Carmelo [MG], *** da fachada, com os detalhes art déco preservados, ao interior, com a modernidade a exigir espaço. Portas alargadas, auditório ampliado, banheiros especiais, iluminação adequada. Encontro harmônico do antigo com o novo, um valorizando o outro. Está vistosa, elegante, esbanjando cultura e história”, detalhou a presidente da AGL.
Como pano de fundo da inauguração, ao som do piano de Dona Fifia, a cantora Maria Eugênia entoou duas canções: Gente Humilde e Fado de Villa Boa, cuja letra de Nasr Chaul é considerada o Segundo Hino da cidade de Goiás. O saudosismo tomou conta do novo auditório da AGL, quando o governador, ao lado do secretário de Cultura de Goiânia, Kleber Adorno, falou sobre a doação daquele espaço à entidade, obra do então governador Henrique Santillo. “Eu estava aqui, quando o governador Santillo e o secretário Kleber Adorno entregaram a Goiás esta sede da Academia Goiana de Letras Casa Colemar Natal e Silva. Eu estava começando meus primeiros passos na política e o Kleber também. Mas aquele foi um dia de muita emoção, porque a Academia passava a ter sua sede própria, a partir de então”, lembrou Marconi.
Ao fim da inauguração, o governador determinou ao secretário João Furtado (Casa Civil), presente no evento, que tomasse as providências necessárias para transferência da posse do imóvel, ainda com a documentação pendente no Governo de Goiás, à AGL. “Quer enviando um projeto de lei para a Assembleia Legislativa ou outra iniciativa legal para que todo esse patrimônio possa, efetivamente, ser dos acadêmicos de ontem, de hoje e de amanhã”, declarou Marconi sob aplausos. Participaram também a secretária Raquel Teixeira (titular da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás [Seduce]) e José Carlos Siqueira (vice-presidente da Goiás Parcerias).

(Informações: Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás)

Nenhum comentário: