quinta-feira, 25 de maio de 2017

'Jogos Estudantis 2017’ – Goianésia hoje. Uruaçu, dia 1º. Cerimônia de abertura e disputas


Jogos Estudantis de Goiás 2017: secretária Raquel Teixeira tende estar presente em cada cerimônia de abertura – Foto: Mônica Salvador/Seduce/Arquivo

[Clique na imagem para ampliá-la

Modalidades: disputas, emoção, integração – Fotos: Divulgação/Seduce/Arquivo 


Entre as metas da Seduce estão a de incentivar a juventude escolar a praticar atividades físicas, de motivar o aprimoramento de habilidades e de contribuir para a formação do aluno/atleta 



Competição escolar disputada nas categorias Infantil e Juvenil por estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, maior competição desportiva de Goiás, os Jogos Estudantis de Goiás 2017 são promovidos exclusivamente pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), sob coordenação-geral da Superintendência de Desporto Educacional (dirigida por Maurício Roriz) em parceria com as Subsecretarias Regionais de Educação. Desde a Primeira Fase (Municipal/Intermunicipal), os Jogos envolvem os 246 Municípios e as 15 Subsecretarias, com competições em todas as modalidades coletivas e individuais.
Em dados da Seduce, cerca de 3 mil alunos participam, nos meses de maio e junho, da Segunda Fase, a ser disputada em três Polos Regionais. O primeiro acontece a partir desta quinta-feira 25 de maio, em Goianésia, localizada no Vale do São Patrício. A abertura oficial do evento será às 20h, no ginásio de esportes Jaime Fernandes. Nesse Polo I, além dos atletas locais, também buscam vagas para a última Fase, estudantes das regiões de Aparecida de Goiânia, Catalão, Luziânia e Posse.
É possível que a titular da Seduce, secretária Raquel Teixeira, se faça presente nas sedes dos três Polos, em cada cerimônia de abertura.
Uruaçu sediará o Polo II (1º a 4 de junho [que terá, em média, 800 alunos/atletas]), com cerimônia de abertura agendada para dia 1º, 18h, no Centro Popular de Abastecimento e Lazer de Uruaçu (Cepalur - Feira Coberta); e, o Polo III, ocorrerá em Jataí (22 a 25 de junho). Os campeões garantem vaga na terceira e última Fase local, que é a Etapa Estadual (mais reduzida, por participar somente um campeão por modalidade de cada Polo, ela ocorrerá entre os dias 10 e 13 de agosto, em Anápolis).
Quem garantir as primeiras colocações na Estadual automaticamente estará classificado para representar Goiás nos Jogos Escolares da Juventude, evento nacional organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) que serão realizados em Brasília-DF e Curitiba-PR, nos meses de setembro (de 12 a 14 anos) e novembro (15 a 17 anos).
Todos os anos a Seduce é bem representada no pódio da etapa nacional. Além disso, diversos alunos já foram convocados para a respectiva seleção brasileira e ainda para participar de Jogos específicos da modalidade representando o País. Tal conquista pode significar o início de uma carreira dedicada ao esporte de alto desempenho.
Entre os objetivos da Seduce estão o de incentivar a juventude escolar a praticar atividades físicas, de motivar o aprimoramento de habilidades e de contribuir para a formação do aluno/atleta.

Objetivos e modalidades
Os objetivos principais da competição são democratizar o acesso à prática do esporte escolar; propiciar ampla participação dos estudantes de 12 a 17 anos das redes pública e particular de ensino, possibilitar a identificação de talentos desportivos nas instituições de ensino. Também: desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes; promover a inserção da comunidade escolar no cenário esportivo de seu município; oportunizar através das competições esportivas, o aprimoramento físico, intelectual, cívico e moral dos alunos-atletas. Confira as modalidades:
Individuais: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez.
Coletivas: Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, ambos nos gêneros feminino e masculino nas categorias – Infanto (12 a 14 anos) e – Juvenil (15 a 17 anos).
Mais informações: (62) 3201-3245/3207 e seduce.go.gov.br.

(Informações: Redação. Com dados da Seduce)

Nenhum comentário: