sexta-feira, 16 de junho de 2017

‘A Universidade se faz com muitas mãos, com muitas formas de pensamento’

Mesa da cerimônia marcada por comemoração, recordações, homenagens – Fotos: Márcia Cristina e Jota Marcelo. E, Júnior Moreira/Foto Tocantins 

Do qualificado e agradável evento... 

...Participaram representantes da sociedade, equipe gestora e colaboradores da UEG em geral 

Professor Dr., o atual diretor Edson Arantes Junior expressou que UEG representa um grupo de pessoas sempre trabalhando em conjunto 

Estela Galvão, diretora no passado 

Pastor Edson, diretor ontem 

Marly Carrijo foi diretora pouco tempo atrás 

Prefeito Valmir Pedro, ao levar sua mensagem no evento 

Atual diretor: informações, lembranças e gratidão 

[Clique na imagem para ampliá-la – Documento histórico: habilitado, doutor Wagner Camapum (foto) foi o primeiro diretor a instituição de ensino superior em Uruaçu, cargo ocupado por menos de um ano 

Estela Galvão: Certificado de Honra ao Mérito 

Pastor Edson: Certificado de Honra ao Mérito 

Marly Carrijo: Certificado de Honra ao Mérito 

Quatro diretores 

Presenças marcantes... 

...Em uma noite especial 

Carzem (esq.), diretor Edson Arantes Junior, Valmir Pedro, Sinvaline Pinheiro (coordenadora-geral do Memorial Serra da Mesa, sediado em Uruaçu) e Ezecson Fernandes de Sá 

Diretor Edson Arantes Junior e Washington Luiz de Prado (coordenador do curso de Ciências Contábeis) 

Universidade Estadual de Goiás: 18 anos 

Câmpus Uruaçu da UEG chegou aos 18 anos. 23, considerando a fase FECLU


Em 2017, a Universidade Estadual de Goiás completou 18 anos. O hoje Câmpus Uruaçu da UEG chegou aos 23 anos, considerando a fase Faculdade de Ciências e Letras de Uruaçu (FECLU). Tais marcas não foram esquecidas. Pelo contrário: foram celebradas.
Dia 19 de maio, evento social realizado na sede uruaçuense foi marcado por comemoração, recordações e, homenagens para três profissionais educadores presentes que dirigiram a UEG na cidade nortense: Estela Galvão; Pastor Edson; e, Marly Carrijo. Eles receberam a honraria Certificado de Honra ao Mérito. Uma pena outros ex-diretores (ou representantes) não terem participado.
Na cerimônia, o atual diretor, Edson Arantes Junior – Professor Dr. –, discursou sobre a importância das parcerias constituídas em favor da Unidade Universitária de Uruaçu (UnU). Narrou que a UEG representa um grupo de pessoas sempre trabalhando em conjunto e enalteceu o trabalho de muita gente ao longo dos anos. Sobre os três antecessores lembrou que Estela Galvão “construiu do nada”, ajudou na implantação, liderou o funcionamento do ensino superior uruaçuense. “O Pastor Edson é um homem sério, responsável pela criação do curso de História”. “Com a Marly Carrijo, aprendi muito”.
Compondo mesa o prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB), aluno em final do curso de História da Unidade uma década atrás, comentou que a UEG mudou para melhor a história de vida de milhares de pessoas, inclusive a dele. O prefeito relatou parcerias já firmadas entre a Prefeitura, as que estão em andamento e as futuras. Elogiou ainda as condutas de Edson Arantes Junior, tanto pessoais, quanto profissionais.
Igualmente na mesa, a professora Jordana de Castro (coordenadora pedagógica), representando o reitor e Haroldo Reimer; Joscelina Borges de Oliveira Santana (Jo Borges), coordenador do curso de Ciências Contábeis. E, Washington Luiz de Prado, coordenador do curso de Ciências Contábeis.
Também participaram representantes da sociedade e segmentos variados e, equipe gestora, colaboradores da UEG em geral. Entre os convidados, estavam Carlos Henrique Alves do Rêgo (Carzem), jornalista, bancário e, aluno de Ciências Contábeis do Câmpus na virada das décadas 1990/2000 e, Ezecson Fernandes de Sá, entre outras qualificações, licenciado em Geografia, jornalista, radialista, historiador, escritor, poeta, palestrante e grande incentivador da instituição, retratada pelo mesmo em distintos livros. Ezecson foi o primeiro jornalista que noticiou o surgimento e a implantação do ensino superior em Uruaçu.

‘Crescemos muito’
Edson Arantes Junior disse em entrevista ao Jornal Cidade que “homenagear os antigos diretores foi a forma que nossa gestão encontrou de expressar nossa gratidão e apresentar para as novas gerações esse trabalho que é a soma de muitas e muitas atividades individuais”.
Categorizando que a UEG é a segunda ofertante de cursos de mestrado e doutorado em Goiás e a primeira no interior, explana: “Em todos os Câmpus temos cursos de especialização gratuitos e de qualidade. A UEG é responsável pela formação da maioria dos professores que atuam. Com o trabalho do professor Haroldo, a UEG tem buscado a excelência sempre. Aqui em Uruaçu, não é diferente. Crescemos muito”.
Em termos de futuro, ressalta que “a UEG é um sonho coletivo, cabe a cada cidadão lutar para que essa instituição seja forte”.
A reportagem traz um artigo de Edson Arantes Junior (Aniversário da UEG), já publicado pelo JC online (link Artigos) e destacando o aniversário. Em determinado trecho está: ‘Os desafios são muitos, mas não desistimos, por isso trabalhamos firme para aumentar a demanda de nossos cursos, buscamos cotidianamente fortalecer a graduação e pós-graduação no Câmpus’.
Na versão eletrônica consta outro artigo do atual diretor, com detalhes sobre o nascimento do ensino superior em Uruaçu, escrito no ano 2014 e, que pode ser acessado no link constante no final desta publicação – Os caminhos do ensino superior em Uruaçu.
Leia a entrevista e os artigos.

O que representa mais um aniversário?
O aniversário da UEG em Uruaçu simboliza a realização de um sonho que se tornou realidade com a luta de pessoas como o engenheiro civil Wagner Camapum [doutor Wagner Camapum], a professora Maria Irleth e muitos outros. Esse sonho inicial só se materializou em uma importante instituição com o trabalho da professora Estela Galvão, pessoa íntegra, dinâmica, com uma imensa capacidade de liderança. O Pastor Edson [Pastor Edson de Souza Gonçalves], que implantou o curso de História. A professora Marly [Carrijo], que tem uma habilidade de gestão de interesses, capacidade de ver as potencialidades, respeito pelas diferenças que foram muito importantes para a UEG de Uruaçu ter a imagem respeitada que ela tem na sociedade do Norte Goiano. Não podemos esquecer os muitos professores e técnicos que não estão mais no nosso quadro, mas que são fundamentais para sermos o que somos hoje, quero lembrar da professora Solange Pucci e da Maria Aparecida [dos Santos; professora, artista plástica], duas protagonistas da nossa Universidade. A Universidade se faz com muitas mãos, com muitas formas de pensamento, por isso cada trabalhador é fundamental para que esse momento seja significativo.

Emocionante a noite de 19 de maio, com falas e homenagens justas. Satisfeito?
Estou muito contente. Homenagear os antigos diretores foi a forma que nossa gestão encontrou de expressar nossa gratidão e apresentar para as novas gerações esse trabalho que é a soma de muitas e muitas atividades individuais. Chamamos a sociedade, nossos representantes políticos e pessoas representativas da sociedade civil para estabelecer novas parcerias e fortalecer a presença do ensino superior público em Uruaçu.

Qual é o significado da UEG para o Estado e especialmente para Uruaçu?
O reitor e professor Haroldo Reimer, a quem eu agradeço a atenção e o zelo com o nosso Câmpus, transformou essa Universidade em um espaço acadêmico forte no interior de Goiás. Hoje, a UEG é a segunda ofertante de cursos de mestrado e doutorado do Estado e a primeira no interior. Em todos os Câmpus temos cursos de especialização gratuitos e de qualidade. A UEG é responsável pela formação da maioria dos professores que atuam. Com o trabalho do professor Haroldo, a UEG tem buscado a excelência sempre. Aqui em Uruaçu, não é diferente. Crescemos muito. Nosso Câmpus já coordenou cinco cursos de especialização gratuitos. Hoje metade do nosso corpo docente é composto por mestres e doutores, temos muitos alunos que estão tendo sucesso em cursos de mestrado e doutorado, como também temos egressos que estão ocupando espaços importantes na sociedade, na vida política, no jornalismo, na gestão das unidades de ensino. A cada dia nossos estudantes estão saindo mais preparados da UEG. Hoje comemoramos esses resultados, apresentamos nossos sonhos a comunidade no esforço de consolidar as nossas parcerias.

Muito se fala na implantação de novos cursos na UEG Uruaçu. Comente.
Juntamente com o prefeito Valmir Pedro [PSDB] e a sociedade organizada, estamos trabalhando para implementar o curso de bacharelado em Direito. Nosso projeto já está bem encaminhado nos órgãos internos da UEG. Pretendemos ter um curso de Direito que dialogue com nossas licenciaturas com uma ênfase em Direitos Humanos e com o bacharelado de Contábeis com especial atenção ao Direito Tributário. Acredito que esse curso colocará a cidade de Uruaçu como um sólido polo educacional no Norte de Goiás.

A transformação para melhor é visível na pessoa que faz um curso superior. Qual é a sua mensagem aos que ainda não adentraram a UEG?
A UEG é uma Universidade inclusiva. Hoje, dois terços dos nossos estudantes são oriundos das escolas públicas. Em sua maioria, levam para suas casas o primeiro diploma universitário. A transformação na vida dos estudantes ocorre em muitos níveis: o acesso aos bens culturais; o aumento da renda; a abertura de novos horizontes existenciais. Ser aluno da UEG significa a mudança radical nas condições da maioria dos nossos alunos. Por isso eu afirmo: a UEG tem uma vaga para o sonho de cada jovem que almeja melhores condições.

Mais alguma observação?
Quero agradecer aos editores Jota Marcelo [licenciado em História pela UEG Uruaçu], que representa muito do que eu disse anteriormente e, Márcia Cristina, por estarem aqui nesta noite. Agradeço ao prefeito Valmir Pedro, que tem sido um parceiro da nossa gestão desde que assumiu. Ele lutou agora para que recursos para a construção do nosso auditório estivessem presentes no programa Goiás na frente. Tenho de expressar o agradecimento ao deputado estadual Álvaro Guimarães [PR], que tem apoiado nossa gestão e disponibilizou recursos para a compra de uma Van para o Câmpus. Ele viria participar do evento, mas não compareceu devido uma agenda externa. Quero agradecer a todos os professores e técnicos administrativos que estiveram conosco nesta noite, pois sem eles esse momento não seria possível. A UEG é um sonho coletivo, cabe a cada cidadão lutar para que essa instituição seja forte.


Aniversário da UEG

Professor Dr. Edson Arantes Junior

No dia 18 de abril passado, a Universidade Estadual de Goiás completou 18 anos de existência, quinze faculdades isoladas se uniram para formar uma instituição forte e arrojada, presente em todas as regiões do Estado e atualmente possui 41 Câmpus. A UEG foi o projeto mais ousado do governo Marconi Perillo, sua implantação tinha a meta original qualificar em nível superior a totalidade dos professores da rede estadual e dos Municípios, o projeto da Licenciatura Plena Parcelada formou professores para as mais diversas regiões, cumprimos essas missões. Outras se colocam a nossa frente.
O reitor da UEG professor Haroldo Reimer traçou oito objetivos que visam colocar a UEG entre as cem melhores instituições de ensino superior do País e entre as cinco do Centro-Oeste, para isso o reitor reuniu os diretores e a administração central da UEG e estabeleceu ações claras para o avanço da nossa instituição. Esse processo de fortalecimento da gestão da Universidade coaduna com as atividades da comissão de redesenho que busca analisar o cenário de formação no Estado de Goiás e propor mudanças com o intuito de fortalecer a presença da UEG no interior.
Temos de destacar que a UEG é a segunda ofertante com maior número de cursos de mestrado e doutorado no Estado, destacando-se principalmente pelo processo de interiorização desses cursos. Essa ação de consolidação institucional permite parcerias para a expansão segura da UEG. Ressaltamos ainda a abertura dos cursos de Medicina em Itumbiara e Veterinária em São Luís de Montes Belos.
O Câmpus Uruaçu participa ativamente nesse processo de consolidação da UEG, além da melhoria constante nos cursos aqui ofertados. Nosso projeto de implantação do curso de bacharelado em Direito encontra-se bem adiantado. Enfatizamos os diversos convênios com a iniciativa privada, como o firmado recentemente com a Yamana Gold/Mineração Maracá, que tem como objetivo fornecer estágios aos acadêmicos da UEG.
Outro convênio que nos enche de orgulho é o que estabelecemos com o Memorial Serra da Mesa, a UEG-Câmpus Uruaçu está em sintonia com o trabalho de Sinvaline Pinheiro, por isso disponibilizamos um ônibus para o transporte da população ao Memorial durante a IX Semana Indígena e estamos sempre presentes, docentes e alunos, em outras ações que lá ocorrem.
Outro ponto importante é a parceria com a Prefeitura Municipal de Uruaçu, na pessoa do prefeito Valmir Pedro, e da Secretaria Municipal da Educação, com a Claudinea Braz Theodoro. Atualmente a UEG tem participado ativamente nas atividades de formação continuada dos professores de Uruaçu. Temos uma parceria consolidada com o Município de Campinorte e seu prefeito Francisco Correa Sobrinho, o famoso Chicão, e a secretária municipal da Educação Eliane Simão, onde também atuamos na formação continuada dos professores. Essa mudança de perspectiva dos nossos políticos afeta de maneira positiva a educação na região, uma vez que os profissionais da UEG estão antenados com a realidade dos nossos alunos.
Os desafios são muitos, mas não desistimos, por isso trabalhamos firme para aumentar a demanda de nossos cursos, buscamos cotidianamente fortalecer a graduação e pós-graduação no Câmpus, apresentando ao público eventos de qualidade, que permitem o diálogo com pesquisadores renomados. Desde que assumimos a gestão do Câmpus já oferecemos cinco turmas de pós-graduação, possibilitando a formação continuada dos nossos egressos.
Esse trabalho é fruto do empenho de muitos. A gestão encabeçada por um reitor acadêmico, que visa a excelência dessa Universidade, com um ousado projeto de inclusão social, encontra na direção do Câmpus Uruaçu e em sua equipe de professores e técnicos o apoio necessário para garantir que a UEG seja uma mola propulsora do desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado de Goiás. Ao completar 18 anos quem ganha o maior presente é o Estado de Goiás, pois a UEG tem uma vaga para os seus sonhos.

Professor Dr. Edson Arantes Junior é diretor do Câmpus Uruaçu da UEG


Nota da Redação: ganhe mais conhecimento através do artigo Os caminhos do ensino superior em Uruaçu, de conteúdo importantíssimo – http://www.jotacidade.com/especiais/exibir.php?noticia_id=445&noticia_link=8&noticia_data=20-04-2014%2019:04:58. Site www.jotacidade.com, link Artigos, em postagem de 20/04/2014

(Jota Marcelo – Jornal Cidade)

Nenhum comentário: