quarta-feira, 28 de junho de 2017

Direito na UEG Uruaçu: deputada Eliane Pinheiro se dedicou muito para esta conquista

Para que Uruaçu conquistasse o curso de Direito, a deputada estadual Eliane Pinheiro dialogou incessantemente com o governador de Goiás, Marconi Perillo e, o reitor da UEG, Haroldo Reimer. Cronograma do vestibular: inscrições em abril ou maio/2018; as provas em junho; as matrículas no final de julho; com as aulas iniciando em agosto – Foto: Márcia Cristina

Diretor da UEG uruaçuense, Edson Arantes Júnior avalia que Valmir Pedro “sempre acreditou no potencial da UEG – Câmpus Uruaçu. Agora colhemos os frutos” – Foto: Júnior Moreira/Foto Tocantins

Prefeito Valmir Pedro: “A deputada Eliane Pinheiro, que tem nos apoiado muito, ajudou Uruaçu e o Norte mais uma vez, nessa causa de trazer o curso de Direito. Ela trabalhou demais por isso junto ao Marconi e ao reitor. Não é algo fácil de conseguir” – Foto: Jota Marcelo

[Clique na imagem para ampliá-la
Além de outras iniciativas anteriores, no início de 2012, durante audiência, Valmir Pedro (hoje prefeito de Uruaçu; então servidor da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás [Codego], que se chamava GOIASINDUSTRIAL) protocolou ofício junto ao governador de Goiás solicitando, entre outros cursos, o de Direito para a UEG Uruaçu. De imediato, Marconi encaminhou a solicitação ao reitor Haroldo Reimer. Veja documento (clicando no mesmo, para ampliar) que espelha fielmente a iniciativa de Valmir – Imagem: Reprodução

Curso de Direito: Unidade da UEG Uruaçu realizará as inscrições do vestibular em abril ou maio; as provas em junho; as matrículas no final de julho; com as aulas iniciando no mês de agosto – Foto: UEG/Arquivo


A criação do curso de Direito na Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária de Uruaçu (Unu), neste 28 de junho, representa todo o esforço do prefeito Valmir Pedro (PSDB), defensor da causa há quase dez anos, em especial após decidir se candidatar a cargos eleitorais em 2010 e 2012, quando teve oportunidades de conviver ainda mais com famílias locais e nortenses.
A consolidação da antiga luta foi possível por agora com a atuação implacável da deputada estadual Eliane Pinheiro (PMN), que não mediu esforços para manter sucessivos diálogos com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e, o reitor Haroldo Reimer, que, comentou ter projetos (reivindicação de cursos) protocolados em 2008.
“A deputada Eliane Pinheiro, que tem nos apoiado muito, ajudou Uruaçu e o Norte mais uma vez, nessa causa de trazer o curso de Direito. Ela trabalhou demais por isso junto ao Marconi e ao reitor. Não é algo fácil de conseguir. Toda Unidade Universitária da UEG quer ter o seu curso de Direito e Uruaçu se torna uma das seis sedes pioneiras”, salienta Valmir Pedro, ouvido pela reportagem e que, relembra: “A Eliane Pinheiro era chefe de Gabinete do Marconi quando eu comecei esta luta pelo curso de Direito para a UEG de nossa cidade, oportunidade também para outros estudantes que moram em diferentes cidades da região”.
Esta reportagem traz a imagem de documentação (acima) que mostra protocolo de Valmir Pedro junto ao governador de Goiás, solicitando, entre outros cursos, o de Direito para a UEG – Câmpus Uruaçu. De imediato, Marconi encaminhou a solicitação ao reitor Haroldo Reimer.
Em reportagem publicada hoje neste Blog, disse Edson Arantes Júnior, diretor da UEG Uruaçu: “Quero agradecer imensamente ao prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro, bem como, a deputada estadual Eliane Pinheiro, que ajudaram demais nessa conquista. Obrigado especial também ao governador Marconi Perillo, devido todo o apoio que ele destina ao Norte goiano”.
O diretor categoriza também que “o prefeito Valmir Pedro sempre acreditou no potencial da UEG – Câmpus Uruaçu. Agora colhemos os frutos”.

Estudo e geração de empregos
“No meio do ano de 2018, realizaremos o primeiro vestibular do curso de Direito da UEG Uruaçu”, expôs Edson Arantes Júnior à reportagem, explicando: a UEG Uruaçu realizará as inscrições do vestibular em abril ou maio próximos; as provas em junho; as matrículas no final de julho; com as aulas iniciando no mês de agosto.
Em decisão tomada pela 103ª plenária do Conselho Superior Universitário (CSU), realizada no auditório da Reitoria, em Anápolis, a UEG aprovou no histórico 28 de junho, a criação dos cursos de Medicina (Câmpus Itumbiara [a partir de 2018/1]); e, de Direito (Palmeiras de Goiás, Morrinhos, Pires do Rio e Aparecida de Goiânia ([a partir de 2018/1]) e Iporá e Uruaçu [a partir de 2018/2]).
A razão de o processo seletivo ganhar prática a partir do princípio de 2018 e ser realizado em separado é devido medidas internas/externas atuais e futuras, entre as quais a elaboração de projetos pedagógicos, que exigem aprovação do Conselho, a organização de acervos bibliográficos e, realização de concurso para contratação de professores.
Contratação de profissionais para atuarem nos cursos: com a novidade, a Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan) iniciará por agora a abertura do processo seletivo com 25 vagas ao curso de Direito e 14 ao de Medicina. “Além de ofertar gratuitamente o curso de Direito, vagas de empregos serão abertas na UEG Uruaçu, através do concurso público”, assinala Valmir Pedro, que cursou História na UEG uruaçuense.

(Jota Marcelo. Com atualização)

Nenhum comentário: