sábado, 3 de junho de 2017

‘Fica 2017’ é lançado em noite de celebração do Cine Teatro São Joaquim

Noite especial: Cine Teatro São Joaquim reaberto e Fica 2017 lançado – Fotos: Divulgação/Seduce 







A décima nona edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) foi lançada oficialmente na noite de 2 de junho, na cidade de Goiás. A cerimônia foi realizada durante a reabertura do Cine Teatro São Joaquim, que passou por grande obra de requalificação.
O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), se disse honrado por lançar o Festival  pela 15ª vez como governador, e com a emoção especial de voltar ao local do lançamento da primeira edição do evento.
A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, falou dos destaques da programação do Fica 2017 e da alegria de devolver aos frequentadores do evento a casa oficial da Mostra Competitiva, o local do coração do Fica.
Esse ano, a abertura será com o filme Caminho do Mar, dos diretores Bebeto Abrantes e Juliana Albuquerque. O filme faz sua estreia mundial e sua primeira exibição será na cidade de Goiás. A produção fala sobre o Paraíba do Sul, um rio desconhecido e estratégico para o Brasil.
Em 2017, o cinema é o principal destaque da programação do Festival, que ampliou a oferta de filmes (são oito Mostras de cinema e 25 filmes competindo só na oficial), o número de lugares e as horas de projeção, que  serão em DCP (Digital Cinema Package), um padrão internacional que assegura a mais alta qualidade.

Mostras diversas
Além da Mostra Competitiva, Mostra ABD Cine Goiás, Mostra Paralela e Fica Animado, Mostra Infantil de Filmes com Áudio Descrição (inclusiva) e da Mostra da UEG [Universidade Estadual de Goiás], a programação terá uma Mostra especial sobre a água em parceria com a Saneago, e a Mostra Uranium, em memória dos 30 anos do acidente com o Césio 137.
O Fica 2017 terá a presença da atriz Dira Paes; do jornalista André Trigueiro (Globo News), que vai lançar o livro Cidades e Soluções; e, de grandes cineastas e ambientalistas. O júri da Mostra Competitiva será composto apenas por mulheres, grandes profissionais como Ilda Santiago, Marília Rocha, Sandra Kogut, Dora Jobim e a norte-americana Michelle Stethenson.
O encerramento do Festival será com o show Bossa Negra, com o cantor Diogo Nogueira e o instrumentista Hamilton de Holanda.
Também estiveram presentes na solenidade a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa; o vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), a primeira-dama do Estado, Valéria Perillo; a prefeita de Goiás, Selma Bastos (PT); superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi; o superintendente Executivo de Cultura da Seduce, José Eduardo Morais; e, diversas outras autoridades.

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

Nenhum comentário: