quinta-feira, 1 de junho de 2017

Uruaçu sedia ‘Jogos Estudantis 2017’. Subsecretária Nilde Alves, prefeito Valmir Pedro e superintendente Professor Gigi enaltecem evento

Jogos Estudantis de Goiás 2017, maior competição desportiva de Goiás: Uruaçu sedia o Polo II, entre 1º e 4 de junho. Cerimônia de abertura será hoje, 18h. Confira a opinião de autoridades sobre o evento – Foto: Divulgação/Seduce

Competição escolar disputada nas categorias Infantil e Juvenil, os Jogos Estudantis de Goiás têm a participação de unidades de ensino das redes pública e privada. Na foto, Juramento, em Goianésia – Foto: Divulgação/Seduce

Subsecretária Nilde Alves: “É motivo de orgulho e confirma o potencial do nosso Município em receber cinco delegações que movimentarão nossa cidade por quatro dias”. Disputas, emoção, integração. Entre as metas da Seduce estão a de incentivar a juventude escolar a praticar atividades físicas, de motivar o aprimoramento de habilidades e contribuir para a formação do aluno/atleta – Foto: Divulgação


Prefeito Valmir Pedro: “É um orgulho e uma alegria grandes receber os atletas, depois de muitos e muitos anos sem acontecer em Uruaçu a ‘Segunda Fase’” – Fotos: Márcia Cristina/Jornal Cidade

Professor Gigi: “...Com o ‘coração’ desportista que tenho, me encho de orgulho de Uruaçu e do Valmir Pedro, por contribuir para que este evento tão grande aconteça em nossa cidade”

Entre 1º e 4 de junho, Uruaçu é sede da Segunda Fase dos Jogos Estudantis de Goiás 2017, promovidos exclusivamente pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), dirigida por Raquel Teixeira. Nos meses de maio e junho, três mil alunos participam essa Fase, disputada nos Polos Regionais de Goianésia, entre os dias 25 e 28 últimos (atletas/estudantes locais e das regiões de Aparecida de Goiânia, Catalão, Luziânia e Posse); Uruaçu (em média, mil competidores uruaçuenses, de Goiânia, Anápolis, Porangatu e Águas Lindas de Goiás); e, Jataí, de 22 a 25 de junho, basicamente com disputantes da região Sudoeste goiana.
A coordenação-geral é da Superintendência de Desporto Educacional, comandada por Maurício Roriz, em parceria com as 15 Subsecretarias Regionais de Educação, sob apoio das Prefeituras. Desde a Primeira Fase (Municipal/Intermunicipal), os Jogos agrupam os 246 Municípios goianos e todas as Subsecretarias, apresentando competições em diferentes modalidades coletivas e individuais.
Em Uruaçu, da subsecretária Nilde Alves, a abertura oficial da cerimônia está agendada para 18h, no Centro Popular de Abastecimento e Lazer de Uruaçu (Cepalur - Feira Coberta).
Sete subsecretários confirmaram presenças. Raquel Teixeira será representada por Maurício Roriz. Ao Jornal Cidade, o prefeito Valmir Pedro (PSDB) informou que o deputados Thiago Peixoto (federal [PSD]) e Eliane Pinheiro (estadual [PMN]) participarão da abertura.
Na busca de vagas para a última Fase, muita dedicação e emoção, que podem ser acompanhadas em distintas praças esportivas da cidade nortense. Fase final, que é a Etapa Estadual, mais reduzida, por participar somente um campeão por modalidade de cada Polo e, programada o período 10 a 13 de agosto, em Anápolis. Quem garantir as primeiras colocações na Estadual automaticamente se classificará para representar Goiás nos Jogos Escolares da Juventude, evento nacional organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) que serão realizados na capital federal Brasília e em Curitiba-PR, em setembro e novembro.
A reportagem do Jornal Cidade colheu depoimentos sobre o evento esportivo. Confira a seguir.

Subsecretária Nilde
Comentando estar muito feliz por Uruaçu sediar os Jogos Estudantis, Nilde Alves disse ao JC que esta realidade “é motivo de orgulho e confirma o potencial do nosso Município em receber cinco delegações que movimentarão nossa cidade por quatro dias”.
A subsecretária tece agradecimentos “aos relevantes apoios da secretária Raquel Teixeira, do superintendente Maurício Roriz, do prefeito Valmir Pedro, grande parceiro desde evento e, convidamos a todos para estarem conosco na abertura e nas disputas”, finaliza.

Prefeito Valmir Pedro
Para o prefeito, “é um orgulho e uma alegria grandes receber os atletas, depois de muitos e muitos anos sem acontecer em Uruaçu a Segunda Fase. Firmamos parceria com a Subsecretaria, com a Secretaria de Estado da Educação e com o Governo de Goiás para a realização dos Jogos aqui na cidade. Nós preparamos os nossos ginásios de esportes, as praças esportivas, estamos dando apoio total”.
Valmir Pedro sublinha que poder receber centenas de atletas em Uruaçu, acompanhados das comissões técnicas, de professores, diretores de escolas, subsecretários, é um marco importante, histórico. “Vamos procurar durante o nosso mandato estar sediando sempre a ‘Fase Regional’. E, hoje, é tudo de bom, ainda mais em um dia que estamos realizando o grande ‘Arraiá do Betinho’, com o ‘show’ do Falamansa. A nossa cidade está e estará super lotada de visitantes. Tenho certeza que vai movimentar muito bem a nossa economia”.

Professor Gigi
Professor Gigi, superintendente municipal de Esporte de Uruaçu, manifesta “ficar muito feliz e, com o ‘coração’ desportista que tenho, me encho de orgulho de Uruaçu e do administrador Valmir Pedro, por contribuir para que este evento tão grande aconteça em nossa cidade. Você, que há muito tempo não via os Jogos Estudantis, venha prestigiar. Teremos jogos em várias quadras, para todos os gostos... Futsal, voleibol, handebol, basquete”.
O superintendente observa também que o crescimento do esporte local e regional passa pelo ato de poder sediar grandes competições.

Representação e metas
Anualmente, a Seduce é bem representada no pódio da etapa nacional. Além disso, diversos alunos já foram convocados para a respectiva seleção brasileira e ainda para participar de Jogos específicos da modalidade representando o País. Tal conquista pode significar o início de uma carreira dedicada ao esporte de alto desempenho. Entre os objetivos da Seduce e do Governo de Goiás estão o de incentivar a juventude escolar a praticar atividades físicas, de motivar o aprimoramento de habilidades e de contribuir para a formação do aluno/atleta.
As metas centrais da competição são democratizar o acesso à prática do esporte escolar; propiciar ampla participação dos estudantes de 12 a 17 anos das redes pública e particular de ensino, possibilitar a identificação de talentos desportivos nas instituições de ensino. Também: desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes; promover a inserção da comunidade escolar no cenário esportivo de seu município; oportunizar através das competições esportivas, o aprimoramento físico, intelectual, cívico e moral dos alunos-atletas. Confira as modalidades:
Individuais: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez.
Coletivas: Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, ambos nos gêneros feminino e masculino nas categorias – Infanto (12 a 14 anos) e – Juvenil (15 a 17 anos).

(Informações: Redação. Com dados da Seduce)

Nenhum comentário: