quarta-feira, 21 de junho de 2017

‘FICA 2017’ – SEGUNDO DIA - Debates, rodas de conversa e muitas oficinas marcam segundo dia / Veja destaques da programação e programe-se para a quinta 22

Para quinta-feira, a programação segue com as oficinas, minicursos, debates e rodas de discussão e, claro, com as exibições de filmes. Destacamos aqui algumas atividades que irão ocorrer no Festival.

Inúmeras atrações: 19º Fica – Foto: Divulgação/Seduce












O Fica 2017 começou com um ritmo intenso de atividades. No primeiro dia, terça-feira, foi realizada a abertura oficial do festival e da Tenda Multiétnica, lançamento de filme, Saraus de Vila Boa e mais programação paralela. A programação mais recheada de oficinas, exibição de filmes, minicursos e debates começa mesmo a partir do segundo dia, que foi tomado por debates, rodas de conversa e muitas oficinas.
No início da manhã da quarta 21, a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, esteve na cidade de Goiás e participou do café da manhã com o ex-diretor presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel e com os realizadores do filme Caminho do Mar. O debate foi centrado na produção do documentário e na questão ambiental do rio Paraíba do Sul, principal afluente da região sudeste e que passa por momentos críticas de degeneração ambiental.
A Tenda Multiétnica - Povos do Cerrado é um espaço que faz parte pela primeira vez da programação oficial do evento. Durante o segundo dia, a Tenda teve debates sobre a integração dos povos indígenas, apresentações culturais e oficinas de expressões indígenas e pinturas corporais. Os estandes com artesanatos calunga e exposições culturais também chamaram a atenção do público, que formou fila para comprar peças únicas.
Ainda pela manhã na Tenda, os povos indígenas se reuniram para homenagear o índio Iawí Avá-Canoeiro, morto este mês em decorrência de um linfoma. A família de Iawi estava presente e recebeu uma homenagem dos Xavante que realizaram uma dança tradicional de sua tribo.
Começaram hoje as exposições e minicursos, que se espalham pela cidade. O Cine Teatro São Joaquim recebeu diversos visitantes ao longo do dia. Destinado às mostras de cinema, o espaço ficou bastante movimentado. E ainda hoje, o Palácio Conde dos Arcos recebe os shows do grupo Terra Cabula e Sr. Blan Chu.

Quinta-feira 22
A expectativa é que com a proximidade do fim de semana, a cidade fique cada vez mais cheia. Para quinta, a programação segue com as oficinas, minicursos, debates e rodas de discussão e, claro, com as exibições de filmes. Destacamos aqui algumas atividades que irão ocorrer no Festival. Vale a pena ficar de olho nas Mostras Competitiva e da ABD no Cine Teatro São Joaquim, ao longo do dia. E às 14h no Museu das Bandeiras ocorre o II Fórum de Comunidades Tradicionais Religiosas de Matrizes Africanas da cidade de Goiás.
Vale dar ênfase para Oficina de Adaptação Literária para TV ou Cinema: A hora dos ruminantes, de José J. Veiga na Universidade Estadual de Goiás (UEG) das 9h às 12h. A Praça do Chafariz será palco do Espetáculo O meu eu, bicho!, do grupo Upagoyá às 17h.
Para encerrar o terceiro dia, confira os shows no Palácio Conde dos Arcos: Brunno Moreno se apresenta às 20h30 e Valter Mustafé em seguida, 21h15. A programação completa você encontra no site do Fica 2017 e, se você está na cidade, a versão impressa está sendo ​​distribuída nos locais das atividades.
​Leia mais:
FILMES DEVEM IR ALÉM DAS TELAS DE CINEMA

TENDA MULTIÉTNICA REÚNE DIVERSOS POVOS EM UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

RODA DE CONVERSA REÚNE EX-DIRETOR DA ANCINE E DIRETORES DE CAMINHO DO MAR

FICA ANIMADO APRESENTA ÀS CRIANÇAS DE GOIÁS UM OLHAR OTIMISTA SOBRE O MEIO AMBIENTE

PRIMEIRO DIA DO FICA 2017 TEM FILME, MÚSICA E CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA

HOMENAGENS E DOCUMENTÁRIO INÉDITO ABREM FICA 2017

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

Nenhum comentário: