quarta-feira, 28 de junho de 2017

[COM ATUALIZAÇÃO] UEG – Aprovada criação do curso de Direito para Uruaçu, que terá seu primeiro vestibular em 2018

Em recente entrevista ao Jornal Cidade, Edson Arantes Júnior (diretor da UEG Uruaçu) havia comentado que o curso de Direito não demoraria ser implantado na Unidade da cidade nortense – Foto: Júnior Moreira/Foto Tocantins

[Clique na imagem para ampliá-la
Além de outras iniciativas anteriores, no início do ano 2012, em audiência, Valmir Pedro (hoje prefeito de Uruaçu; então servidor da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás [Codego], que se chamava GOIASINDUSTRIAL) protocolou ofício junto ao governador de Goiás, Marconi Perillo, solicitando, entre outros cursos, o de Direito para a UEG – Câmpus Uruaçu. De imediato, Marconi Perillo encaminhou a solicitação ao reitor Haroldo Reimer. Acima, documento que espelha bem a iniciativa de Valmir Pedro

Prefeito Valmir Pedro, discursando, em recente evento da UEG Uruaçu. Ele relembra: A deputada Eliane Pinheiro, que tem nos apoiado muito, ajudou Uruaçu e o Norte mais uma vez, nessa causa de trazer o curso de Direito. Ela trabalhou demais por isso junto ao Marconi e ao reitor. Não é algo fácil. Toda Unidade da UEG quer ter o curso de Direito e Uruaçu se torna uma das seis sedes pioneiras – Foto: Jota Marcelo

Em decisão tomada pela 103ª plenária do Conselho Superior Universitário (CSU), realizada no auditório da Reitoria, em Anápolis, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) aprovou em 28 de junho, a criação dos cursos de Medicina (Câmpus Itumbiara [a partir de 2018/1]); e, de Direito (Palmeiras de Goiás, Morrinhos, Pires do Rio e Aparecida de Goiânia ([a partir de 2018/1]) e Iporá e Uruaçu [a partir de 2018/2]).
Em recente entrevista ao Jornal Cidade, Edson Arantes Júnior, diretor da UEG Uruaçu, comentou que o curso de Direito, oferecido gratuitamente, não demoraria ser implantado na Unidade. Quero agradecer imensamente ao prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro [PSDB, de Uruaçu], bem como, a deputada estadual Eliane Pinheiro [PMN], que ajudaram demais nessa conquista. Obrigado especial também ao governador Marconi Perillo [PSDB], devido todo o apoio que ele destina ao Norte goiano”, manifesta o diretor.
De Valmir Pedro, falando à reportagem: A deputada Eliane Pinheiro, que tem nos apoiado muito, ajudou Uruaçu e o Norte mais uma vez, nessa causa de trazer o curso de Direito. Ela trabalhou demais por isso junto ao Marconi e ao reitor. Não é algo fácil. Toda Unidade da UEG quer ter o curso de Direito e Uruaçu se torna uma das seis sedes pioneiras”.
O fato de o processo seletivo ganhar prática a partir do princípio do próximo ano e ser realizado em separado é devido medidas internas/externas atuais e futuras, entre as quais a elaboração de projetos pedagógicos, que exigem aprovação do Conselho, a organização de acervos bibliográficos e, realização de concurso para contratação de professores.

Demandas antigas
Demandas antigas, os recém-aprovados cursos foram inseridos no chamado Redesenho Institucional da Universidade. O de Direito, salienta o reitor Haroldo Reimer, tem projetos protocolados em 2008. Sobre o de Medicina, desde 2015 existem discussões e articulações entre a UEG, o Governo de Goiás e a Prefeitura de Itumbiara, onde a instituição conta com graduações em Educação Física, Enfermagem e Farmácia. Segundo a UEG, convênios com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e a Prefeitura permitirão que profissionais integrem o corpo técnico e docente, além do acesso de estudantes à rede de saúde municipal e estadual (campo clínico para as aulas práticas).
Contratação de profissionais, via concurso: com a novidade, a Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan) dará início à abertura do processo seletivo com 25 vagas ao curso de Direito e 14 ao de Medicina.

(Jota Marcelo. Com atualização)

Nenhum comentário: