sexta-feira, 16 de junho de 2017

Tenda multiétnica reúne Povos do Cerrado no ‘Fica 2017’

Tenda Multiétnica – Povos do Cerrado integra programação oficial do 19º Fica com rodas de conversa, minicursos, oficinas e atividades culturais – Fotos: Divulgação/Seduce 




O ​Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (​F​ica 2017​)​ traz uma programação especial com a reunião de povos indígenas, quilombolas, camponeses e representantes de Conselhos, instituições e movimentos sociais. Eles vão participar da Tenda Multiétnica – Povos do Cerrado, que integra a programação oficial do evento com rodas de conversa, minicursos, oficinas e atividades culturais em um espaço instalado na praça Brasil Caiado (Largo do Chafariz).
​O espaço será uma oportunidade para trocas culturais, reflexões e aprendizado para os participantes do Festival. A abertura oficial da tenda será realizada no dia 20 de junho, 21h e, contará com a presença da secretária estadual de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira e, do reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer.
Os interessados em acompanhar as rodas de conversa podem se organizar para passar pela Tenda de terça-feira a sábado, sempre 19h30. Estarão na pauta de discussão os temas resistência e territorialidade indígena no Brasil, resistências camponesas, educação multiétnica e impactos e conflitos socioambientais pela água. Entre os convidados, estarão representantes de povos indígenas, dos Calungaa, do Movimento Camponês Popular (MCP), do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), do Movimento dos​ ​Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), da Seduce e da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitano (Secima).

Manhãs
Já durante as manhãs, serão ofertadas oficinas de jongo (dança afro-brasileira nascida nos quilombos), grafismo Iny/Karajá, capoeira angola e vivência indígena. Também será realizado um minicurso sobre línguas indígenas na manhã de sábado 24. Apresentações culturais, como dança e prosa e café com convidada especial poderão ser conferidas ao longo da programação da Tenda.
Todas as atividades serão gratuitas e não exigem inscrição antecipada. Mais informações sobre a data e o horário de cada atividade podem ser conferidas na programação do Festival.

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce – Jordânia Bispo. Em www.jotacidade.com [links Estaduais e Social], no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades e em diferentes redes sociais, além de e-mails, estamos postando várias publicações destacando o Fica deste ano)

Nenhum comentário: