quinta-feira, 29 de junho de 2017

UEG Uruaçu – Criação do curso de Direito é debatida no gabinete de Valmir Pedro

Prefeito Valmir Pedro (esq.) e diretor da UEG Uruaçu, Edson Arantes Júnior (dir.; camisa azul-camisa azul), durante o café da manhã no Gabinete – Fotos: Márcia Cristina  e Jota Marcelo

 Entre os participantes, 11 dos 13 vereadores e servidores da Unidade Universitária de Uruaçu da UEG

Explanações e informações variadas sobre a novidade educacional

Servidoras da UEG no Gabinete: somatória de forças

 Anfitrião Valmir Pedro e visitantes: educação superior na pauta

Reunião transcorreu no Gabinete da Prefeitura de Uruaçu. Unidade Uruaçu realizará o vestibular em meados de 2018 

Ex-alunos da UEG Uruaçu participantes da reunião que atuam nos Poderes Executivo e Legislativo: Walzate Freitas, o Zata (Prefeitura) (esq.); diretor da UEG uruaçuense, Edson Arantes Júnior; vereador Sil (presidente da Câmara Municipal), Valmir Pedro (prefeito) e, os vereadores Taroba, Professora Fátima e Zé Henrique 

 Após a reunião, o diretor (esq.) e o prefeito (dir.) dialogaram mais sobre o curso de Direito, também no Gabinete

Para que Uruaçu sediasse o curso de Direito, a deputada estadual Eliane Pinheiro (na foto, ladeada por Mauri Lemes, presidente do PSDB local, em recente evento uruaçuense) dialogou frequentemente com o governador Marconi e o reitor da UEG, Haroldo Reimer

Além de outras iniciativas anteriores, no início de 2012, durante audiência, Valmir Pedro (na época, servidor da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás [Codego], que se chamava GOIASINDUSTRIAL) protocolou ofício junto ao governador solicitando, entre outros cursos, o de Direito para a UEG Uruaçu. Marconi Perillo, imediatamente, encaminhou a solicitação ao reitor Haroldo Reimer. Veja documento (clicando no mesmo, para ampliar) – Imagem: Reprodução


Na manhã de 29 de junho, foi realizada uma reunião no gabinete da Prefeitura de Uruaçu, quando o diretor e vários servidores da UEG – Câmpus Uruaçu, 11 dos 13 vereadores locais e o prefeito Valmir Pedro (PSDB) trocaram informações sobre a autorização da criação do curso de Direito na Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Uruaçu (Unu), algo oficializado no dia anterior, decisão tomada pela 103ª plenária do Conselho Superior Universitário (CSU), realizada no auditório da Reitoria, em Anápolis. A UEG aprovou a criação dos cursos de Medicina (Câmpus Itumbiara [a partir de 2018/1]); e, de Direito (Palmeiras de Goiás, Morrinhos, Pires do Rio e Aparecida de Goiânia ([a partir de 2018/1]) e Iporá e Uruaçu [a partir de 2018/2]).
O curso será matutino, com uma turma contendo 40 vagas e, a UEG Uruaçu realizará as inscrições do vestibular em abril ou maio próximos, as provas em junho, as matrículas no final de julho, com as aulas iniciando no mês de agosto, comunicou o diretor ao Jornal Cidade.
Liderados pelo presidente da Câmara, Sil, no café da manhã os vereadores Bia, Divino Negão, Fábio Vasconcelos, Fátima da Educação, Raimundo Ferreira, Rony Piettro, Taroba, Wagner do Cais, Wanildo Freitas e Zé Henrique, ouviram agradecimentos advindos do Poder Executivo municipal e da instituição de ensino superior. Maria das Neves chegou no final do ato, mas justificou. Joeli do Salão não compareceu.

Esforços
Expondo que a conquista é fruto dos esforços dele e da deputada estadual Eliane Pinheiro (PMN), o prefeito comentou que às vezes um esforço importante de anos para a coletividade não é valorizado ou reconhecido como devia ser, inclusive por adversários ou críticos radicais.
Edson Arantes Júnior, diretor da UEG Uruaçu, salientou que o intuito foi alcançado por meio do trabalho do prefeito e da deputada, em especial com o passar dos últimos meses e dias, quando se acirrou a pretensão por parte de distintas Unidades. “O prefeito Valmir sempre acreditou no potencial da UEG – Câmpus Uruaçu. Agora colhemos os frutos. A deputada Eliane tem um papel de protagonista nesta conquista, pois, de fato, ajudou muito.” Palavras do diretor, que também ressaltou: “Obrigado especial também ao governador [de Goiás,] Marconi Perillo [PSDB], devido todo o apoio que ele destina ao Norte”.
“A criação do curso atende critérios e não será permitida a criação de outros cursos de Direito em Unidades da região ‘tão cedo’”, narrou Valmir. “Importante observar que conquistamos o curso de Direito sem perdermos nenhum, pois foi comentada a possibilidade da extinção do curso de História”, lembrou Edson.
Edson reforça o que a Reitoria prega: o fato de o processo seletivo ganhar prática a partir do princípio do próximo ano e ser realizado em separado é devido medidas internas/externas atuais e futuras, entre as quais a elaboração de projetos pedagógicos, que exigem aprovação do Conselho, a organização de acervos bibliográficos e, realização de concurso para contratação de professores. Na reunião do Gabinete, ele especificou que a Biblioteca, por exemplo, tem a necessidade de conter títulos [obras] e estrutura satisfatórios. Estamos, desde já, atuando em favor dessa estrutura, inclusive com Biblioteca adequada”.
Versando sobre os profissionais que trabalharão no curso em Uruaçu, destacou que um concurso público será realizado e, que parte deles já atuam na Unidade.

Redesenho
Antigas demandas, os recém-aprovados cursos foram inseridos no denominado Redesenho Institucional da Universidade. O de Direito, salienta o reitor Haroldo Reimer, tem projetos protocolados em 2008. Sobre o de Medicina, desde 2015 existem discussões e articulações entre a UEG, o Governo de Goiás e a Prefeitura de Itumbiara, onde a instituição conta com graduações em Educação Física, Enfermagem e Farmácia. Segundo a UEG, convênios com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e a Prefeitura permitirão que profissionais integrem o corpo técnico e docente, além do acesso de estudantes à rede de saúde municipal e estadual (campo clínico para as aulas práticas).
A Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan) iniciará a abertura do processo seletivo com 25 vagas ao curso de Direito e 14 ao de Medicina. “Além de ofertar gratuitamente o curso de Direito, vagas de empregos serão abertas na UEG Uruaçu, através do concurso público”, dissera Valmir Pedro ao Jornal Cidade horas antes.
No final de sua fala, o diretor se voltou para o prefeito, agradecendo: “Obrigado por acreditar em mim, prefeito Valmir!”. O prefeito cursou História na UEG Uruaçu, concluindo a jornada no final de 2006. Na mesma sala, estudou Jota Marcelo, editor-chefe do Jornal Cidade.
Uma das óticas de Valmir sobre a UEG: ela exerce um papel social muito importante, para melhor, nas vidas das pessoas, das famílias. “Bom exemplo sou eu, que devo muito à UEG. Muito do que eu sou, devo à UEG, que é onde estudei”. O prefeito exemplifica mais: em inúmeras casas de Uruaçu e de cidade da região têm pessoas que estudaram na UEG, estudaram de forma gratuita.
Procurado pela reportagem do Jornal Cidade, salientou o presidente da Subseção da OAB de Uruaçu, Rodrigo Fernandes (doutor Rodrigo): “A aprovação da criação do curso de Direito em Uruaçu, pela UEG, é uma grande conquista para a sociedade, na medida em que oportuniza a formação profissional de forma pública e gratuita, destacando o compromisso com a qualidade. Uruaçu vai se tornando um Polo Universitário no Norte de Goiás”.

OAB Goiás é contra
Em 14 de junho a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás, presidida por Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, emitiu a nota OAB solicita que Estado reavalie proposta de abertura de curso de Direito na UEG e, em um dos trechos está: ‘Diante da aprovação pelo Consind, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás, do pleito da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de abertura de vagas para provimento, via concurso público, de cargos de professores para o curso de Direito, o que demonstra de forma inequívoca a intenção da UEG em criar cursos de Direito em nosso Estado, vem manifestar seu posicionamento contrário a este intento’, listando quatro tópicos.
A nota é encerrada com a afirmação: ‘Assim sendo, a OAB-GO requer que a UEG e o Governo de Goiás reavaliem esse posicionamento de criação de novos cursos jurídicos em Goiás, pelos motivos retro-referidos, diante da responsabilidade de que, se não atendida esta solicitação, obrigará a Ordem a buscar medidas de contenção da multiplicação de cursos de direito em nosso Estado’.
Questionado pelo Jornal Cidade sobre a iniciativa da OAB Goiás, o diretor Edson respondeu que tal procedimento serve como incentivo para a Universidade atuar dentro da qualidade máxima.

LEIA MAIS:
Direito na UEG Uruaçu: deputada Eliane Pinheiro se dedicou muito para esta conquista: http://blogdojornalcidade.blogspot.com.br/2017/06/direito-na-ueg-uruacu-deputada-eliane.html.
UEG – Aprovada criação do curso de Direito para Uruaçu, que terá seu primeiro vestibular em 2018: http://blogdojornalcidade.blogspot.com.br/2017/06/ueg-aprovada-criacao-do-curso-de.html.

(Jota Marcelo e Márcia Cristina)

Nenhum comentário: