quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Em ‘Seminário’, especialistas apontam: educação infantil é essencial para reduzir desigualdades

Em dois dias de Seminário, educação infantil é debatida por especialistas nacionais e internacionais (1). Secretária estadual Raquel Teixeira (2) é a anfitriã. Entre os Municípios participantes, Uruaçu (comitiva aparece na foto 3), sob comando de Claudinea Braz Theodoro, secretária municipal da Educação da cidade nortense, que na imagem 4 se faz acompanhada de Raquel Teixeira – Fotos: Leoiran/Seduce e Márcia Cristina/Jornal Cidade

Secretária Raquel Teixeira (esq.); ministro Osmar Terra; Niky Fabiancic, embaixador residente do PNUD no Brasil; secretário Joaquim Mesquita; Didier Trebucq, diretor do PNUD no Brasil; e, Carolina Helena Micheli Velho, coordenadora geral de Educação Infantil do MEC/DF – Fotos: Leoiran/Seduce 

Uruaçu presente no I Seminário Internacional sobre Educação Infantil: Caminhos e Conhecimentos para o Desenvolvimento da Primeira Infância: Luciana Machado Pimentel dos Santos (esq.), Marli Regis Vieira e, Claudinea Braz Theodoro, secretária municipal da Educação – Fotos (comitiva uruaçuense): Márcia Cristina/Jornal Cidade 


 
Panorâmicas no primeiro dia do evento, que continua nesta sexta 18... – Fotos (panorâmicas): Márcia Cristina e Jota Marcelo/Jornal Cidade



 ...No primeiro dia, palestras enalteceram a importância da educação infantil para o desenvolvimento da criança e os reflexos para a gestão pública



Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social

Secretário Joaquim Mesquita

Carolina Helena Micheli Velho (representando o ministro da Educação, Mendonça Filho): na abertura e, palestrante de sexta 18, com Políticas Públicas para a Educação Infantil

Secretária Raquel Teixeira: “Queremos oferecer o que há de melhor em termos de conhecimento científico, conceitual, teórico e experimental para ajudar na tarefa maravilhosa que vocês têm. Cabe a vocês a responsabilidade, o desafio e o privilégio de constituir adultos que sejam plenamente desenvolvidos nos Municípios”

Palestra Gestão da Educação Infantil: perspectivas e impactos nos processos de ensino e aprendizagem, com Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna/Insper)

Palestra O fortalecimento de alianças para o desenvolvimento da criança, proferida por Eduardo de Campos Queiroz (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal [São Paulo-SP])

No primeiro dia foi lançado o livro A Educação Infantil em Diferentes Contextos 

Ministro Osmar Terra e Gustavo Cruvinel (vereador por Goiânia, pelo PV)

Claudinea Braz Theodoro e Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social

Na coletiva de imprensa, secretária estadual Raquel Teixeira... – Fotos (coletiva): Márcia Cristina/Jornal Cidade 

 ...Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra...

 ...Niky Fabiancic, representante residente do PNUD e coordenador Residente da ONU no Brasil. Acontecimento da Seduce reúne nomes de referência internacional para tratar da primeira infância


Conforme noticiado ontem pelo Jornal Cidade, Goiânia sedia nestes 17 e 18 de agosto, o I Seminário Internacional sobre Educação Infantil: Caminhos e Conhecimentos para o Desenvolvimento da Primeira Infância, evento com programação desenvolvida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Educação (MEC).
“Momento ímpar! Evento internacional que proporciona uma interatividade de culturas visando o mesmo objetivo: elevar a qualidade da educação infantil nos Municípios do Estado de Goiás, tendo como foco a melhoria de indicadores sociais que impactam positivamente na qualidade de vida do cidadão”, comentou Claudinea Braz Theodoro ao JC, que faz cobertura do evento. Ela é secretária municipal da Educação de Uruaçu e, participa juntamente com outras duas profissionais uruaçuenses da área: Marli Regis Vieira e Luciana Machado Pimentel dos Santos.
A Seduce, que esclarece estar atingindo o objetivo de atrair a atenção de prefeitos e gestores em Educação do Estado, lotou o grande auditório do Hotel San Marino. Juntos, ouviram na data inicial, referências no assunto como o economista Ricardo Paes de Barros, do Instituto Ayrton Senna e, Eduardo de Campos Queiroz, diretor-presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, de São Paulo-SP.
Em informações da Comunicação Setorial da Seduce (Com equipe de reportagem do JC), a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, chamou a atenção para a qualidade do evento organizado pela Pasta do Governo de Goiás que ela comanda e, preocupada em ter em Goiânia nomes de referência internacional na área educacional. “Nós queremos oferecer o que há de melhor em termos de conhecimento científico, conceitual, teórico e experimental para ajudar na tarefa maravilhosa que vocês têm. Cabe a vocês a responsabilidade, o desafio e o privilégio de constituir adultos que sejam plenamente desenvolvidos nos Municípios”, orientou.
Para o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a educação infantil tem um papel importante como ferramenta de redução das desigualdades na população. O ministro ainda elogiou o empenho do Governo de Goiás no enfrentamento do desafio de ampliar as vagas para esta faixa etária. “Eu tenho a convicção que aqui em Goiás é uma questão de curto tempo para termos a oferta de educação infantil a partir dos quatro anos completa, ou seja, todas as crianças frequentando unidades de ensino”, acredita o auxiliar do presidente Michel Temer (PMDB).
Estudos têm demonstrado que os primeiros mil dias são essenciais para o desenvolvimento educacional da criança, com reflexos na vida jovem e adulta. Por este motivo, o PNUD tem dedicado atenção diferenciada para o período inicial da vida. “Este ‘Seminário’ é muito importante para nos ajudar a encontrar as melhores respostas para este desafio. Portanto, gostaria de parabenizar o governador [de Goiás] Marconi Perillo [PSDB] e a secretária Raquel Teixeira pelo papel de líderes deste processo”, ressaltou embaixador residente do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic.
O evento faz parte do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), iniciativa do governo estadual que visa promover ações de melhoria da gestão pública para elevar o potencial de Goiás na busca por investimentos. “É um programa que contempla diversas áreas essenciais, como educação, saúde e desenvolvimento social”, destacou o secretário de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás, Joaquim Mesquita, que coordena o programa.
Também participou do primeiro dia a coordenadora geral de Educação Infantil do MEC/DF, Carolina Helena Micheli Velho, que apresenta no segundo dia, 18 de agosto, a palestra Políticas Públicas para a Educação Infantil. Carolina representa o ministro da Educação, Mendonça Filho.
No primeiro dia do Seminário, as palestras destacaram a importância da educação infantil para o desenvolvimento da criança e os reflexos para a administração pública.

Livro
No evento, também foi lançado o livro A Educação Infantil em Diferentes Contextos, de autoria das servidoras Vânia Honorato (Seduce) e Vânia Bareicha (Segplan). O trabalho é um apanhado histórico da educação infantil no País com foco no atendimento educacional do público infantil em Goiás. As autoras integram a equipe responsável pelo GMCI no desafio de ampliar o acesso à educação infantil para fortalecer a posição de Goiás no ranking de competitividade nacional.
Nos quatro capítulos as autoras destacam: a importância da EI para transformações sociais, o cenário em Goiás, a relação estratégica entre o Estado e Municípios goianos e a implementação de Políticas de educação infantil com casos de sucesso no País e no exterior. O trabalho demonstra, por exemplo, que Goiás tem 30,4% das crianças com idade entre zero e três anos frequentando unidades de educação. Os dados dos Municípios também foram destacados para contribuir com o trabalho de planejamento para melhoria do atual cenário.

Primeiros passos
O Governo de Goiás, por meio da Seduce, investirá até 2019 R$222.353.440,00 para ampliar em mais de 45 mil vagas o atendimento em creches e na pré-escola. O valor será aplicado dentro do Programa Primeiros Passos – Educação Infantil, braço do GMCI.
O programa consiste em aumentar em 80 o número de unidades de educação infantil; ampliar 262 estabelecimentos já existentes; aquisição de trezentas e vinte salas modulares e capacitar 4,2 mil profissionais de educação.

Mais Seminário
O Seminário continua nesta sexta 18, com ampla programação de palestras entre 8h e 19h, quando se encerra o evento. O destaque deste dia é a palestra da pesquisadora Eming Young, do Centro de Desenvolvimento Infantil/Fundação de Pesquisa de Desenvolvimento da Criança/Universidade de Harvard/EUA. O título de sua exposição será Saúde da Criança.

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce. E, Jornal Cidade)

Nenhum comentário: