quinta-feira, 3 de agosto de 2017

OVG atende romeiros em Muquém

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) vai fazer novamente este ano o atendimento aos fiéis durante a Romaria de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém, entre os dias 5 e 15 de agosto. O Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) da Organização será instalado na Rodovia da Fé, no quilômetro 14, da GO-237, no Município de Niquelândia, Norte do Estado.
O CAR vai funcionar 24 horas no decorrer da festa. Os romeiros vão encontrar toda uma estrutura de apoio e suporte à longa caminhada de 45 quilômetros, entre Niquelândia e o Distrito de Muquém. A previsão é de que cerca de 50 mil pessoas sejam atendidas no CAR. Haverá missa solene no encerramento do evento, dia 15, na Matriz de Muquém.
No Centro de Apoio serão oferecidos lanches (pão com manteiga, mortadela, leite, café e suco) aos peregrinos e às pessoas de baixa renda acampadas na praça de Muquém. Os romeiros contarão ainda com banheiros com duchas para banho; atendimentos de saúde, principalmente curativos e massagens; e um espaço de convivência, onde serão disponibilizados bancos para descanso, um amparo importante para quem enfrenta o longo percurso.
O CAR contará com o trabalho de voluntários, funcionários da OVG e da Prefeitura de Niquelândia, além da parceria de vários órgãos do Governo de Goiás e da iniciativa privada. As polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros também darão apoio e reforçarão a segurança no local.

Demonstração de fé
Todos os anos, no dia 5 de agosto, os romeiros saem da cidade de Niquelândia conduzindo a imagem de Nossa Senhora D’Abadia pela Rodovia da Fé. Eles iniciam a trajetória no fim da tarde na Igreja Matriz da Paróquia São José, passam pela Paróquia Nossa Senhora D’Abadia e terminam a caminhada no Santuário de Muquém.
A procissão ocorre durante toda a noite e termina com a chegada dos romeiros ao Santuário. Com início há 269 anos, a Romaria é a mais antiga de Goiás.

(Assessoria de Comunicação da OVG)

Nenhum comentário: