No
evento, Ricardo Paes de Barros ministrará a palestra Produtividade e Educação –
Foto: Leoiran/Seduce (17/08/2017)
O
Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte
(Seduce), vai firmar um convênio de assessoria técnica com o Instituto Ayrton
Senna na quinta-feira 24 de agosto, às 14h, na Sala Dona Gercina Borges
Teixeira, no Palácio das Esmeraldas. A solenidade contará com a presença do
governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), da secretária Raquel Teixeira, da
presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, de superintendentes
executivos da Secretaria e membros do Fórum Empresarial. O evento terá a
palestra Produtividade e Educação, a ser ministrada pelo economista-chefe do Instituto e professor do Insper,
Ricardo Paes de Barros.
Referência
em iniciativas voltadas para a área da Educação, o Instituto Ayrton Senna vai
prestar assessoria técnica para a Seduce trabalhar as competências
socioemocionais na rede estadual de Educação. Trata-se de um conjunto de
elementos necessários para a formação de crianças e jovens que vão além das
habilidades cognitivas. A iniciativa envolve aspectos como autogestão,
pensamento crítico e responsabilidade.
A
parceria entre a Seduce e o Instituto Ayrton Senna tem seis módulos e também
prevê um estudo aprofundado da rede estadual com base no levantamento de dados
educacionais. Serão levados em conta alguns fatores prioritários, como o
progresso de aprendizagem do aluno, a infraestrutura das escolas e a
distribuição de professores.
A
partir desse diagnóstico dos principais desafios educacionais enfrentados pela
rede de ensino de Goiás, o Instituto fará a ponte entre cientistas de diversas
áreas, professores e gestores para que, juntos, possam ser construídas
políticas e práticas capazes de superar esses desafios e promover a educação
para o século 21. As ações de assessoria técnica ainda englobam o apoio à
Seduce para a construção de visão conjunta de educação integral e para a
elaboração de políticas de currículo, formação, gestão e avaliação para
alcançar essa visão.
Projeto piloto
O
desenvolvimento das competências socioemocionais já foi foco de projeto piloto
implementado pela Seduce e pelo Instituto Ayrton Senna, por meio do eduLab21 (Centro
de inovação para a educação, criado em 2015 pelo Instituto). Intitulada Diálogos Socioemocionais, a
iniciativa inclui escolas de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Desde o início do
ano, professores e coordenadores pedagógicos envolvidos no projeto participaram
da construção de rubricas, que são instrumentos de autoavaliação de alunos e
professores.
O
Instituto auxiliou as redes na formação de professores para descobrir como
inserir as rubricas no cotidiano da escola. Até aqui, o projeto piloto tem
apresentado resultados satisfatórios no que diz respeito à promoção da
importância de se trabalhar as competências socioemocionais no ambiente
escolar. A intenção é que as escolas consigam realizar um processo de formação
integral do aluno.
Outras contribuições
Por
fim, a parceria ainda deve estimular uma discussão sobre a reconstrução do
currículo da rede de ensino, tomando como princípio a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC).
A
inclusão das competências socioemocionais, por meio da metodologia elaborada
pelo Instituto Ayrton Senna, também vai contribuir para que a Seduce redefina
alguns métodos de avaliação, como a Avaliação Dirigida Amostral (ADA).
(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)
Nenhum comentário:
Postar um comentário