quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Governo de Goiás e Instituto Ayrton Senna firmam parceria em prol da Educação

No evento, Ricardo Paes de Barros ministrará a palestra Produtividade e Educação – Foto: Leoiran/Seduce (17/08/2017)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), vai firmar um convênio de assessoria técnica com o Instituto Ayrton Senna na quinta-feira 24 de agosto, às 14h, na Sala Dona Gercina Borges Teixeira, no Palácio das Esmeraldas. A solenidade contará com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), da secretária Raquel Teixeira, da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, de superintendentes executivos da Secretaria e membros do Fórum Empresarial. O evento terá a palestra Produtividade e Educação, a ser ministrada pelo economista-chefe do Instituto e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros.
Referência em iniciativas voltadas para a área da Educação, o Instituto Ayrton Senna vai prestar assessoria técnica para a Seduce trabalhar as competências socioemocionais na rede estadual de Educação. Trata-se de um conjunto de elementos necessários para a formação de crianças e jovens que vão além das habilidades cognitivas. A iniciativa envolve aspectos como autogestão, pensamento crítico e responsabilidade.
A parceria entre a Seduce e o Instituto Ayrton Senna tem seis módulos e também prevê um estudo aprofundado da rede estadual com base no levantamento de dados educacionais. Serão levados em conta alguns fatores prioritários, como o progresso de aprendizagem do aluno, a infraestrutura das escolas e a distribuição de professores.
A partir desse diagnóstico dos principais desafios educacionais enfrentados pela rede de ensino de Goiás, o Instituto fará a ponte entre cientistas de diversas áreas, professores e gestores para que, juntos, possam ser construídas políticas e práticas capazes de superar esses desafios e promover a educação para o século 21. As ações de assessoria técnica ainda englobam o apoio à Seduce para a construção de visão conjunta de educação integral e para a elaboração de políticas de currículo, formação, gestão e avaliação para alcançar essa visão.

Projeto piloto
O desenvolvimento das competências socioemocionais já foi foco de projeto piloto implementado pela Seduce e pelo Instituto Ayrton Senna, por meio do eduLab21 (Centro de inovação para a educação, criado em 2015 pelo Instituto). Intitulada Diálogos Socioemocionais, a iniciativa inclui escolas de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Desde o início do ano, professores e coordenadores pedagógicos envolvidos no projeto participaram da construção de rubricas, que são instrumentos de autoavaliação de alunos e professores.
O Instituto auxiliou as redes na formação de professores para descobrir como inserir as rubricas no cotidiano da escola. Até aqui, o projeto piloto tem apresentado resultados satisfatórios no que diz respeito à promoção da importância de se trabalhar as competências socioemocionais no ambiente escolar. A intenção é que as escolas consigam realizar um processo de formação integral do aluno.

Outras contribuições
Por fim, a parceria ainda deve estimular uma discussão sobre a reconstrução do currículo da rede de ensino, tomando como princípio a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A inclusão das competências socioemocionais, por meio da metodologia elaborada pelo Instituto Ayrton Senna, também vai contribuir para que a Seduce redefina alguns métodos de avaliação, como a Avaliação Dirigida Amostral (ADA).

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

Nenhum comentário: