terça-feira, 8 de agosto de 2017

Secretária Raquel Teixeira lança 15ª edição dos ‘Jogos Abertos de Goiás’

 
Lançamento dos Jogos Abertos de Goiás na manhã de 8 de agosto – Fotos: Divulgação/Seduce







Prefeito de Itumbiara, Zé Antônio (esq.): “Já providenciamos todo aparato e estrutura necessária para garantir conforto, segurança e lazer para os atletas, visitantes e comunidade

Competições serão realizadas entre 1º de setembro e 17 de dezembro, em 20 Municípios

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, lançou a 15ª edição dos Jogos Abertos, na manhã de 8 de agosto, no auditório da Superintendência de Esporte da Seduce, na capital Goiânia. As competições serão realizadas de 1º de setembro a 17 de dezembro, em 20 Municípios goianos.
Diferentemente dos Jogos Escolares (educação básica), agendados para se encerrarem no segundo final de semana de agosto em Anápolis, e dos Jogos Universitários, que serão realizados em outubro, os Jogos Abertos são destinados a toda a população. A competição, em parceria com os Municípios, tem o objetivo de promover o intercâmbio esportivo entre as cidades, ampliar o desenvolvimento do desporto em Goiás e incentivar o surgimento de novos campeões.
Para Raquel Teixeira, incentivar o esporte é investir no desenvolvimento humano. “No mundo hoje, saber trabalhar em equipe, buscar metas e ser persistente são caminhos para o sucesso na vida e no mercado de trabalho, sem falar na saúde. O esporte tem todas as vantagens para a construção de um mundo melhor e mais saudável e é essencial em qualquer etapa da vida. Essa competição é mais um exemplo de instrumento de união, que o Governo de Goiás investe”, diz.
Durante solenidade, Raquel Teixeira frisou que é necessário que o Brasil profissionalize todas as práticas esportivas. “O futebol no mundo representa 1,2% do PIB mundial. Desse valor, 0,2% que cabe ao Brasil. Se a gente lembrar que nós somos o País que mais exporta jogador de futebol, isso significa que não estamos sabendo nem profissionalizar o nosso futebol. 14% dos jogadores no mundo são brasileiros. Então, os ‘Jogos’ realizados em Goiás têm também o objetivo de chamar a atenção para a profissionalização do esporte, criando condições para que nossos atletas se revelem ao mundo”, ressaltou.
O prefeito de Itumbiara, Zé Antônio (PTB), se disse orgulhoso pela cidade, que sediará a final dos Jogos Abertos. “Já providenciamos todo aparato e estrutura necessária para garantir conforto, segurança e lazer para os atletas, visitantes e comunidade. Esta é a quinta vez que recebemos as finais dos Jogos Abertos na cidade e como em edições anteriores, essas competições mobilizam o comércio e o turismo local, movimentando nossa economia”, finalizou.
A titular da Pasta explicou ainda que a seleção das cidades que receberão as etapas dos Jogos foi feita de acordo com a distribuição geográfica e a proximidade entre os Municípios. As inscrições para a competição, progrmadas para 10 de agosto, serão feitas através do endereço http://jogosabertos.seduce.go.gov.br/acesso.
O evento contou com a participação de prefeitos e, secretários, superintendentes municipais de Esporte e Lazer, além de representantes das Federações Esportivas que participarão.

Os Jogos
De livre participação, ou seja, aberta para todas as faixas etárias, a competição será disputada em 12 modalidades esportivas dividias em coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal – masculina e feminina) e individuais (atletismo, capoeira, jiu-jitsu, judô, caratê, taekwondo, natação e xadrez). Os Jogos serão realizados em três Fases: a Microrregional, que é classificatória; a Regional, disputada entre as equipes classificadas nas microrregiões; e, a Estadual.
A retomada dos Jogos Abertos de Goiás faz parte do esforço de investimento no esporte, que o Governo de Goiás tem feito desde 1999, ainda na primeira gestão do governador Marconi Perillo (PSDB). Agora, em 2017, além de excelente infraestrutura, é apresentado ao País o legado positivo das políticas de fomento continuado ao setor, evidenciado pela profusão de atletas goianos campeões, de expressão nacional e internacional nas diversas modalidades esportivas. Confira o calendário:

Microrregionais
1 – Alvorada e Simolândia/Planaltina – 1º a 3/9
2 – Luziânia /Morrinhos – 8 a 10/09
3 – Aragarças/Mozarlândia – 13 a 15/09
4 – Quirinópolis/São Simão – 15 a 17/09
5 – Itaberaí/Piracanjuba – 29/09 a 1º/10
6 – Porangatu/Goianésia – 6 a 8/10

Regionais
1 – Posse – 27 a 29/10
2 – Pires do Rio – 3 a 5/11
3 – Jataí – 10 a 12/11
4 – São Miguel do Araguaia – 17 a 19/11
5 – Itapaci – 24 a 26/11
6 – Palmeiras de Goiás – 1º a 3/12

Final
Itumbiara – De 14 a 17/12/2017

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

Nenhum comentário: