sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Filme ‘Nunca me Sonharam’ terá sessão para autoridades nesta sexta 25

Participam da sessão o governador Marconi Perillo e a primeira-dama Valéria Perillo, a secretária Raquel Teixeira, o presidente e superintendente do Instituto Unibanco, Pedro Moreira Salles e Ricardo Henriques, respectivamente. Documentário traz panorama do ensino médio público brasileiro. Atrativo é exibido para estudantes desde terça 22 – Imagem: Divulgação/Seduce


O documentário Nunca me sonharam, que traça amplo panorama do ensino médio público brasileiro, terá sessão exclusiva em Goiânia nesta sexta-feira (25/08), às 19h30. A exibição ​ terá a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), da primeira-dama Valéria Perillo, da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, do presidente e do ​superintendente do Instituto Unibanco, Pedro Moreira Salles e Ricardo Henriques,​ e do diretor do documentário  Cacau Rhoden. Também participarão superintendentes de Educação e Cultura da Seduce, coordenadores regionais de educação e representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE).
O filme é uma iniciativa do Instituto Unibanco, produzido em parceria com a Maria Farinha Filmes (Muito Além do Peso, O Começo da Vida, entre outros) e dirigido por Cacau Rhoden. O longa-metragem tem duração de 1h20min e contou com a participação de estudantes de ensino médio, diretores e professores de escolas públicas de Goiás e de mais nove Estados brasileiros. O filme foi lançado em junho, no circuito Itaú Cinemas (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Florianópolis e Belo Horizonte).
Sessões especiais do Nunca me sonharam têm sido organizadas em várias localidades e o documentário também está disponível na plataforma Videocamp. O filme já foi visto por quase 120 mil espectadores em cerca de quinhentas cidades nos 26 Estados brasileiros e, ainda nos Estados Unidos, na Inglaterra e Portugal. No dia 29 de junho, o filme foi exibido na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque para o comitê SDG – Education 2030 Steering Committee.​

Fase da vida
O documentário retrata a realidade dos estudantes do ensino médio e mostra jovens preocupados com o futuro, interessados em estabelecer diálogo e aproximação com as instituições educacionais públicas. Nessa jornada, compreendem o valor da educação como elemento essencial na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, que ofereça oportunidades e contribua para o desenvolvimento do País. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (IBGE, 2015), 82% das crianças e jovens até 19 anos que estão estudando são atendidos pela escola pública. No entanto, ainda há 1,6 milhão de adolescentes de 15 a 17 anos fora da escola, e destes, 9,98% não estão nem estudando e nem trabalhando.
“O filme traz uma reflexão sobre o que significa viver essa fase da vida, ser jovem numa sociedade tão desigual como a nossa e ter que fazer escolhas nesse cenário”, diz Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco. “Nosso principal objetivo com o filme é inserir cada vez mais o debate sobre educação no cotidiano das pessoas, na mesa de jantar de todo brasileiro, em rodas de conversa de amigos, nas salas de aulas. A ideia com o filme foi retratar o tamanho do desafio do Brasil em busca de melhorar a educação dos jovens e, ao mesmo tempo, ter um olhar para o futuro, mostrando experiências que vão na direção da transformação”, afirma.
A plataforma VIDEOCAMP pode ser acessada aqui: http://www.videocamp.com/pt/movies/nuncamesonharam.

Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco, fundado há 35 anos, é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú-Unibanco. É uma organização sem fins lucrativos que atua com o objetivo de contribuir para a qualidade da educação pública no Brasil.
Com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem e na produção de conhecimento sobre o ensino médio, dedica-se a elaborar e implementar, gratuitamente, soluções de gestão – na rede de ensino, na escola e na sala de aula –, comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes.

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

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