quinta-feira, 24 de agosto de 2017

“Goiás está na frente na Educação”, diz economista do Instituto Ayrton Senna, presidido por Viviane Senna, que salientou: “A Educação que Marconi promove em Goiás é ‘top’ e modelo para o Brasil”

Solenidade de assinatura do convênio entre o Governo de Goiás e o Instituto Ayrton Senna: presidente Viviane Senna, governador Marconi Perillo, secretária Raquel Teixeira e vice-governador José Eliton – Fotos: Márcia Cristina e Jota Marcelo/Jornal Cidade, Leoiran/Seduce e Humberto Silva/Governo de Goiás

 Autoridades, personalidades, lideranças classistas (inclusive, empresariais), educadores participaram do evento no Palácio das Esmeraldas

Para o desenvolvimento do módulo de competências socioemocionais, o Instituto vai capacitar equipes de professores da Seduce... 

...Esses profissionais terão a missão de multiplicar as técnicas de desenvolvimento destas habilidades para a aplicação em toda a rede educacional do Estado 

 Já neste segundo semestre de 2017 estão previstas três reuniões de trabalho com os técnicos do Instituto e da Seduce, nos meses de setembro, novembro e dezembro

Raquel Teixeira: “Eu não tenho dúvida de que esta é mais uma etapa de um salto de qualidade muito grande que o Instituto nos traz para alcançar o que a gente quer com tanto amor, que é formar cidadãos plenamente desenvolvidos” 

Viviane Senna: “Vocês estão de parabéns porque fazem o que precisa ser feito, têm compromisso e visão 

 Marconi: “Eu conheço muita gente neste País, já estive em vários eventos com a Viviane e desconheço alguém do setor privado que seja parceiro do setor público com o nível de comprometimento que ela tem, um compromisso verdadeiro, não só com Goiás, mas com as crianças dos Municípios mais distantes do Brasil onde o Instituto Ayrton Senna fez e faz a diferença”. E, agradeceu à secretária Raquel Teixeira que, segundo ele, “procura trabalhar com as melhores cabeças da Educação no Brasil”


Economista e professor Ricardo Paes de Barros: “Não importa de qual resultado educacional você esteja falando, Goiás está na frente. Isso é evidente tanto quando você usa indicadores de aprendizado como quanto você observa indicadores de fluxo de aprovação e indicadores de inclusão, ou seja, a porcentagem de jovens que frequentam a escola” 







Falando ao Jornal Cidade, o vice-governador de Goiás, José Eliton, comentou que “a assinatura do convênio com o Instituto Ayrton Senna representa mais um grande exemplo do quanto o atual comando Governo de Goiás se preocupa com a área educacional” 

Paes de Barros disse à reportagem do JC que “Goiás trabalha sem cessar para melhorar ainda mais a qualidade da Educação pública, que é bom exemplo para todo o Brasil”


Especialista falou durante assinatura de convênio entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e, o Instituto Ayrton Senna. “Vocês estão de parabéns porque fazem o que precisa ser feito, têm compromisso e visão”, disse Viviane Senna, a presidente do Instituto. A parceria vai possibilitar que alunos da rede pública estadual trabalhem, em sala de aula, as competências socioemocinais.

Na solenidade de assinatura do convênio entre o Governo de Goiás e o Instituto Ayrton Senna, evento realizado no Palácio das Esmeraldas neste 24 de agosto, o economista e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros, fez palestra sobre educação, produtividade e desenvolvimento em Goiás. Na conferência, assistida por empresários, secretários e gestores da rede estadual de educação, além de personalidades do mundo educacional em Goiás, ele disse que “Goiás é um Estado que leva Educação a sério”.
Paes de Barros apresentou diversos indicadores do setor no Estado, ressaltando que, nos últimos 15 anos, Goiás alcançou um grande progresso educacional, estando à frente no cenário nacional. A rede estadual de Educação de Goiás é primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos finais do Ensino Fundamental e segundo lugar no Ensino Médio, mantendo uma posição sólida no topo das avaliações do País.
“Não importa de qual resultado educacional você esteja falando, Goiás está na frente. Isso é evidente tanto quando você usa indicadores de aprendizado como quanto você observa indicadores de fluxo de aprovação e indicadores de inclusão, ou seja, a porcentagem de jovens que frequentam a escola”, disse.
Para o economista do Instituto Ayrton Senna o maior desafio é balancear a oportunidade que o Estado oferece aos jovens via educação com a ampliação da produtividade.
A palestra de Paes de Barros foi o marco inicial dessa parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Governo de Goiás, por meio da Seduce. O convênio vai possibilitar que alunos da rede pública estadual trabalhem, em sala de aula, as competências socioemocionais. Este grupo de habilidades é uma demanda do século 21 e os Países que têm os melhores resultados em educação no mundo já incorporaram o assunto aos currículos educacionais, mas no Brasil é uma novidade.
O acordo prevê seis módulos de cooperação que incluem a introdução do conhecimento a respeito da relação entre educação e economia; a capacitação de professores para trabalhar competências socioemocionais; a análise total do sistema de educação de Goiás, contemplando professores, alunos e infraestrutura; e, a avaliação de impacto e introdução de um currículo modificado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Esta não é a primeira vez que o Governo de Goiás realiza convênio com o Instituto Ayrton Senna (IAS). Em 1999, foi desenvolvida um programa chamado Acelera Goiás, que teve como objetivo zerar o índice de distorção idade/Série no Estado.
O governador Marconi Perillo (PSDB) destacou o empenho da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, no desenvolvimento do projeto bem-sucedido em seu primeira gestão. “Eu conheço muita gente neste País, já estive em vários eventos com a Viviane e desconheço alguém do setor privado que seja parceiro do setor público com o nível de comprometimento que ela tem, um compromisso verdadeiro, não só com Goiás, mas com as crianças dos Municípios mais distantes do Brasil onde o Instituto Ayrton Senna fez e faz a diferença”, enfatizou. O governador também agradeceu à secretária Raquel Teixeira que, segundo ele, “procura trabalhar com as melhores cabeças da Educação no Brasil.”

Suporte científico e técnico
Raquel Teixeira, por sua vez, explicou que o acordo vai proporcionar o suporte científico e técnico “da mais alta qualidade” para a Seduce. “Eu não tenho dúvida de que esta é mais uma etapa de um salto de qualidade muito grande que o Instituto nos traz para alcançar o que a gente quer com tanto amor, que é formar cidadãos plenamente desenvolvidos. Todo objetivo da Educação é permitir aos jovens o desenvolvimento pleno do seu potencial sob todos os aspectos. Esse é o conceito da educação intelectual, aspectos sociais, cognitivos e intelectuais”, discursou.
Segundo a secretária, entre as competências socioemocionais estão habilidades como disciplina, autonomia, protagonismo, capacidade de trabalhar em grupo, abertura para mudanças e flexibilidade intelectual. “Estudos têm demonstrado que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais potencializa o aprendizado das disciplinas tradicionais como Matemática, Português, Física e outros”.
Viviane Senna relembrou o sucesso do Estado na condução do Acelera Goiás e, disse ser uma “honra” trabalhar com o Governo de Goiás novamente. “Vocês estão de parabéns porque fazem o que precisa ser feito, têm compromisso e visão. É por isso que a gente gosta de trabalhar com vocês. Então, eu queria só agradecer esta nova oportunidade de estar com vocês novamente, e ajudar a gente agora a não fazer só a lição do século 20, mas também a do século 21 e, as duas juntas porque uma vai alavancar a outra”, pontuou Viviane.
Para o desenvolvimento do módulo de competências socioemocionais, o Instituto vai capacitar equipes de professores da Seduce que terão a missão de multiplicar as técnicas de desenvolvimento destas habilidades para a aplicação em toda a rede estadual de educação. Ainda neste segundo semestre de 2017 estão previstas três reuniões de trabalho com os técnicos do IAS e da Seduce, nos meses de setembro, novembro e dezembro.

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce. Leia mais [abaixo], em reportagem do Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás)


“A Educação que Marconi promove em Goiás é ‘top’ e modelo para o Brasil”, diz Viviane Senna

Segundo presidente do Instituto Ayrton Senna (IAS), “governador tem história de geração de oportunidades para as crianças e adolescentes, promovendo uma educação ‘top’ no Brasil”. Marconi, secretária Raquel Teixeira (Seduce) e presidente do Instituto assinam parceria técnica para reforçar educação para a vida e cidadania na rede estadual, beneficiando todos os alunos da rede. Viviane Senna diz que “a chave do sucesso é a oportunidade” e que a educação em Goiás é modelo no País.

A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, afirmou nesta quinta-feira 24 de agosto, em Goiânia, durante assinatura de parceria técnica entre o Governo de Goiás e a organização sem fins lucrativos que ela dirige, que “a educação que o governador Marconi Perillo [PSDB] promove em Goiás é top e modelo para o Brasil”. Marconi, Viviane e a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, estabeleceram parceria técnica para o reforço da grande curricular dos alunos da rede estadual com foco na cidadania, na inclusão e na geração de oportunidades.
“A chave do sucesso é a oportunidade, e a atuação do governador na Educação é modelo na geração de oportunidades”, disse Viviane, em palavras reforçadas pelo economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros, que na palestra apresentada durante o evento mostrou estudo que mostra que Goiás se mantém nas primeiras posições do ranking nacional em resultados da área educacional para os alunos da rede estadual. Além de liderar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o estudo do Insper feito por Paes de Barros mostra proficiência dos alunos em matemática, língua portuguesa e ciências. “Isso mostra que a educação em Goiás dá resultado”, disse.
Marconi assinou convênio com o Instituto Ayrton Senna para fomentar ações que reforcem ainda mais a formação dos alunos da rede pública de ensino. A Educação pública de Goiás trabalha com o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes, que consiste na interpretação de textos, leitura, domínio das operações básicas da matemática e ciência voltada para a vida. A parceria visa ultrapassar os limites das habilidades cognitivas.
“O objetivo central é desenvolver o estudante em todas as áreas, para a formação de um cidadão pleno, para que todas as lacunas de sua formação espiritual, emocional ou familiar sejam supridas. O professor não é mais o fornecedor de aula. Ele é o garantidor da formação do aluno”, disse a secretária Raquel Teixeira. O Instituto Ayrton Senna vai prestar assessoria técnica para a Seduce trabalhar as competências socioemocionais na rede estadual. “A partir dessa parceria tanto os nossos alunos como os professores terão material, orientação e formação para trabalharem não só as habilidades cognitivas, mas também outras habilidades para que a formação aconteça de forma integral”, explica o professor e superintendente de Gestão Pedagógica da Seduce, Marcelo Geronimo.

Metodologia
A parceria entre a Seduce e o Instituto Ayrton Senna tem seis módulos e também prevê um estudo aprofundado da rede estadual com base no levantamento de dados educacionais. Serão levados em conta alguns fatores prioritários, como o progresso de aprendizagem do aluno, a infraestrutura das escolas e a distribuição de professores. “Goiás é uma exceção à regra no Brasil porque os estudantes daqui são privilegiados”, salientou Viviane Senna.
Marconi Perillo ressaltou que Viviane Senna “materializou o sonho do seu irmão, que se foi muito novo, da melhor maneira possível. Você não age por ideologia, mas por convicção, pela vontade de construir um Brasil melhor. Você materializou o sonho dele de forma extraordinária”. O governador lembrou que, há 18 anos, “nós tivemos a honra de termos o Instituto Ayrton Senna ao nosso lado, com o Acelera Goiás, que foi uma história de muito sucesso”.
Viviane argumentou que “a chave do sucesso é a oportunidade. Essa frase é do meu irmão Ayrton Senna. Ele teve a sorte de nascer numa família que deu as oportunidades que ele precisava. Essa é a nossa missão, dar oportunidade a todos os brasileiros”.
O economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros, ministrou a palestra Produtividade e Educação. Ele teceu comentários sobre o cenário educacional do Estado. “Goiás tem um sistema educacional que abriga e promove o jovem, com um dos índices mais altos de aprovação. Goiás tem a terceira melhor nota do País nesse quesito. No índice do Pisa, Goiás está em sexto lugar em leitura, sexto em Matemática e sétimo em ciência”, afirmou, durante a palestra.

Instituto
O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que trabalha, há mais de 20 anos, para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio do setor educacional, com a missão de desenvolver o ser humano por inteiro. A ideia partiu do sonho do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor. A instituição e dirigida por Viviane Senna, irmã do piloto.
Viviane afirmou que “a melhor maneira de mudar o mundo é pela educação”. Ela usou a metáfora do casamento: “O casamento é um exemplo dessas habilidades que vamos desenvolver nos estudantes. Para que um casamento dê certo, é preciso ter flexibilidade, criatividade e persistência. É preciso ter habilidades emocionais para se chegar a algum lugar”.
O governador Marconi Perillo encerrou o encontro com uma frase de Ayrton Senna. “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa. Tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com fé em Deus, que um dia você chega lá, de alguma maneira você chega lá”.


Nenhum comentário: